PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 020

 Memórias do Policiário – 020

 

O Gráfico

 

CÉLULA CINZENTA N.º 31 (MARÇO 1992) – “À LUPA”

…O Gráfico é, assim, o brilhante vencedor de mais este Torneio de Homenagem ao grande “Detective Misterioso”, prémio com um sabor muito especial para O GRÁFICO, como o revelou na entrega de prémios que decorreu no Convívio de Algés (Fevereiro – 1992) atendendo não só aos grandes ensinamentos “Policiários” como pela grande e sincera amizade que unia estes dois grandes Policiaristas.

ESCREVEU: PAL (Algés)

 


Memórias do Policiário – 020

…Nesta 20.ª edição das “Memórias do Policiário” (O Gráfico) -porque hoje é Segunda-Feira, -que sofreram um pequeno interregno para se dar prioridade ao “3.º Grande Convívio do Blogue RO”, regresso para voltar a escrever sobre o “Detective Misterioso”, Domingos Prata Rodrigues, um Amigo do Peito e o meu Grande Mestre das Actividades Policiárias, lembrando o Torneio de Decifração, por mim conquistado, em sua homenagem póstuma na Revista “Célula Cinzenta” propriedade da A. P. P. – Associação Policiária Portuguesa! (ler, para melhor identificação a edição n.º 18 destas Memórias!) O Gráfico

 


DETECTIVE MISTERIOSO ou Domingos Prata Rodrigues – o elo mais forte da Tertúlia Policiária de Almada!

27 de Fevereiro de 1931

24 de Novembro de 1990

 

DOMINGOS Prata Rodrigues (Detective Misterioso, pseudónimo da Problemística Policiária) faleceu prematuramente, com 59 anos, em Novembro de 1990 e não tardou -demorou apenas um mês! -a aparecer a primeira homenagem a tão nobre figura do POLICIÁRIO e tal sucedeu por intermédio de outra consagrada Policiarista, a “PAL”, que naquela altura era a Orientadora/Coordenadora da Secção Policiária “A LUPA” na Revista “Célula Cinzenta” propriedade da A. P. P. – Associação Policiária Portuguesa!

No número 24 de “Célula Cinzenta” (Dezembro-90), na Secção “À LUPA” (A NOSSA PÁGINA POLICIAL), com Coordenação e Orientação da “PAL” a distinta Amiga do “Detective Misteriosos” noticiou, desta maneira, aquilo que se pretendia ser a primeira homenagem ao Domingos Prata Rodrigues após a sua morte:

 


TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO

 

1 -O Torneio compõe-se de cinco problemas policiários publicados de Fevereiro a Outubro de 1991. 

 

2 -As respostas (SIMPLES, MAS COMPLETAS) devem ser enviadas no mês seguinte ao da saída da revista, OBRIGATORIAMENTE EM POSTAL (ilustrado ou não) assinados com pseudónimo, mas contendo o nome e a morada do concorrente para:

 

TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO

APARTADO 21385

1132 LISBOA CODEX   

 

3 -A solução do último problema policiário (o 5.º) dispensa a obrigatoriedade do postal, já que são factores a classificar:

 

QUALIDADE: 3, 2, 1 pontos.

ORIGINALIDADE: 3, 2, 1 pontos.

ASSIDUIDADE: (n.º de problemas respondidos): 5, 4, 3, 2, 1 pontos. 

 

4 -A distribuição dos prémios processar-se-á no Convívio mais próximo ao Final do Torneio. 

 

PRÉMIOS:

1) -Por sorteio entre todos os concorrentes acertantes de cada problema: 10 livros.

2) -Classificação Geral: 1.º TAÇA; 2.º 3 Livros; 3.º 2 Livros; Até ao 20.º Um Livro.  

 

E pronto, de uma maneira muito simples e sem enorme pompa e circunstância, porque a intenção é que prevalecia estava lançado o TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO de homenagem ao recentemente falecido Domingos Prata Rodrigues.

 

“O Gráfico”, eu, empenhei-me muito nesta homenagem, com enorme dedicação ao homenageado e muito concentrado para conseguir o primeiro lugar porque tinha também umas certas “contas para ajustar” com aqueles que em surdina diziam que as minhas “Conquistas Policiárias” -Vitórias noutros Certames! -só aconteciam porque eu “andava a reboque” do “Detective Misterioso”!

 

Os Concorrentes ao Torneio não excederam as duas dezenas, mas neste distinto Grupo de Policiaristas, Solucionistas, encontraram-se altos e enérgicos valores da Problemística Policiária, tais como: MÊBÊDÊ (BIG BEN), AVLIS E SNITRAM, DETECTIVE INVISÍVEL, MED VET, MOLÉCULA, FARIA, L. M., MALI, FREDDY, ZÉ MAIO, SEVERINA, XEK BRIT, entre outros.

 

…Com alguma sorte e muita vontade, crença e determinação, “O Gráfico” foi o brilhante vencedor do TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO, proporcionado pela Revista “Célula Cinzenta” na Secção “À LUPA”!!



 

PROBLEMAS POLICIÁRIOS DO TORNEIO

“DETECTIVE MISTERIOSO” 

 

Problema n.º 01 – CIÚME MORTAL (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 25 – FEVEREIRO (1991)

 

Problema n.º 02 – O SUICÍDIO (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 26 – ABRIL (1991)

 

Problema n.º 03 – A EMBOSCADA (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 27 – JUNHO (1991) 

 

Problema n.º 04 – O PENHASCO (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 28 – AGOSTO (1991)

 

Problema n.º 05 – ONDE ESTÁ O MISTÉRIO…

(Autor: Manuel Constantino)

CÉLULA CINZENTA N.º 29 – OUTUBRO (1991)

 

(CONTINUA…)

Nas próximas edições e até se encerrar este capítulo do Torneio “Detective Misterioso” divulga-se os cinco problemas que fizeram parte desta Homenagem ao Domingos Prata Rodrigues juntamente com outros comentários e notícias. O Gráfico



CÉLULA CINZENTA N.º 31 (MARÇO 1992) – “À LUPA”

…O Gráfico é, assim, o brilhante vencedor de mais este Torneio de Homenagem ao grande “Detective Misterioso”, prémio com um sabor muito especial para O GRÁFICO, como o revelou na entrega de prémios que decorreu no Convívio de Algés (Fevereiro – 1992) atendendo não só aos grandes ensinamentos “Policiários” como pela grande e sincera amizade que unia estes dois grandes Policiaristas.

ESCREVEU: PAL (Algés)


Blogue RO – 17 de Janeiro de 2022

http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/

 



































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.