PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 22 de janeiro de 2022

11 – Grupo Desportivo de Burgau (G. D. B.) vs G.D.P.G.A. »»»» O Coleccionador de Cartões de Sócio de Clubes e Colectividades 📰 (Blogue RO - 🖊 LUÍS RODRIGUES) 💼

O Coleccionador

de Cartões de Sócio

de Clubes e Colectividades

📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀

📖 http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/ 💣

 


O Coleccionador

de Cartões de Sócio

de Clubes e Colectividades

 

11 Grupo Desportivo de Burgau (G. D. B.) 

 vs G. D. P. G. A.

 

# Ora, Viva!

Neste início de Inverno de 2022, com a continuação da indesejável Pandemia, a chuva que é considerada necessária tem dado lugar ao frio e é bom sentirmo-nos confortáveis em casa, mas neste Sábado friorento não me apeteceu cumprir o ritual habitual peguei no portátil e, depois do jantar, fui até à Rua Capitão Leitão, em Almada, a um Bar onde, antigamente, me reunia, no mesmo local, com os meus Amigos de Juventude, antes do cumprimento do Serviço Militar! Ali bebíamos, normalmente cerveja, e petiscávamos chouriço assado, choco frito, pica-pau, tapas e outras coisas mais! Depois… íamos para a Academia Almadense ou Incrível Almadense para o Cinema da Meia-Noite… donde, uma vez, fui injustamente expulso da Sala, por culpas que não me diziam respeito pois o prevaricador e muito barulhento… fora um meu Companheiro! Não me desmanchei e aceite o “castigo”… porque desde muito jovem que assumi o estatuto de solidariedade e pactos de não agressão para aqueles com quem partilhei enormes Amizades!

 

…Entrei no sítio mencionado, nos tempos modernos -já passaram mais de 40 anos! -totalmente remodelado sentei-me num cantinho, acomodei-me, abri o portátil e pedi um Whisky com gelo! Sei que muitos acham que o gelo impregnado nesta bebida só serve para estragá-la, mas sempre o consumi com gelo, de Verão ou de Inverno! 

 

…E comecei a escrever a viagem do Grupo Desportivo do Pessoal da Gráfica Almadense (GDPGA) até Burgau para se realizar um desafio amigável, de Futebol, com o Grupo Desportivo de Burgau (GDB). Estávamos em Março de 1979, dia 3, tinha eu, na altura, 20 anos e ia completar 21 em Junho, mas em Maio fui cumprir Serviço Militar ainda obrigatório! Foi um mês espectacular, aliás como eram todos os fins de semana, naquela Época, com aquela idade, porque 14 dias depois eu e o Miguel Almeida desfrutámos daquela aventura do Baile da Pinhata na Academia Almadense! (Ler Edição n.º 3, Academia Almadense, no Blogue RO!).

 

…Quem organizou a Excursão ao Algarve foi o António Camacho juntamente comigo e o cicerone e dinamizador do encontro fui eu pois tínhamos a Equipa de Futebol da Gráfica Almadense -realizávamos muitas Excursões -e como em Burgau, a minha Terra Natal, havia uma Equipa de Futebol lembrei-me deste feito extraordinário!

 

…Em Burgau as Equipas de Futebol, em todas as gerações, foram sempre de muita qualidade! Na Gráfica Almadense… dávamos uns toques na bola! O Leitor já está a adivinhar o resultado do desafio… os Algarvios deram uma abada aos “Lisboetas”!! (Podem rir, à vontade!) Os Almadenses, disfarçados de “Alfacinhas” nem tocaram na bola! Lembro-me dos Craques de Burgau… Deodílio, os meus Primos José Alberto e Domingos, Idalino, Quinito, entre outros.

 

…Hoje Burgau é uma aldeia paradisíaca onde o Turismo prolifera em todas as Estações do ano, especialmente no Verão, como é evidente, mas naquele tempo, em 1979, no Inverno fechava-se tudo… não havia Turismo nem Comércio pelo que a ideia de uma visita a Burgau nesta altura não foi muito feliz! A Aldeia era Piscatória e Camponesa, vivia sobretudo dos recursos haliêuticos e no Inverno o trabalho tornava-se difícil devido às Tempestades no Mar!

 

…Isto para dizer que… quem não levou merenda… passou um mau bocado! Não havia lugar algum onde se vendesse comida e foi o espírito de comunidade e de solidariedade dos habitantes da Terra que veio ao de cima e receberam, nas suas próprias casas, alguns excursionistas! Eu refugiei-me na casa dos meus Pais, com alguns Amigos! Enfim… sobrevivemos… ao almoço e… ao desenlace do jogo de Futebol! Ninguém me perdoou… a falta de comida… em Burgau! O Francisco Torbolento (Jojó) andou mais de 20 anos… a gozar comigo! Quando confraternizávamos, em Grupo, lembrava-me sempre da barrigada de peixe que tinha saboreado em Burgau! (risos).

 

…No regresso jantámos em Portimão e aí… foi à farta! Cinco amigos, Luís Rodrigues, Miguel Almeida, Artur Agostinho, José Silvério Ameão e "Dady" -não sei por onde andou o "Jojó"!? -pagaram pela refeição, em escudos, 827$50 (foi sem olhar a despesas, caro para a Época!) nos dias correntes... nem chega... a 5€!!! É neste momento que levo a mão ao bolso do casaco e retiro o papelinho/talão da despesa desse célebre jantar! Quem se lembraria de guardar tal “tesouro”… durante 43 anos!? Só eu! E fi-lo porque o mesmo tem lá escritas as dedicatórias dos Amigos presentes à mesa que passo a transcrever:  

 

Em letras verdes:

“03/03/79 – JOGO DE FUTEBOL “G. D. BURGAU” xx “GRÁF. ALMADENSE” – Jantar em Portimão… 22h, 04m.”   

 

Em letras pretas:  

“Ao guardar esta “conta”… Faço-o com satisfação! Por quatro amigos do futuro, de hoje… E de ontem… Que eu admiro com estimação!!!” (Luís Rodrigues) 

 

“Teus AMIGOS de ontem, de Hoje, de Amanhã.” (M. Miguel Almeida) 

 

“J. A.” (José Silvério Ameão) 

 

“De todo o carinho!” (Artur Agostinho) 

 

“Para que todos se encontrem aqui com o DADY!” (Eduardo Costa)

 

 …A viagem de regresso decorreu com a maior das normalidades! Sempre fui Sócio do Grupo Desportivo de Burgau, mas nunca joguei Futebol pelo Clube, nem mesmo quando lá estava de férias! Eu… jogava à bola, por aqui, em Almada, lá, em Burgau… eram todos Craques, exímios praticantes da modalidade!

 

…Enfim, tudo passa, mas as recordações são boas! O mais importante é perceber se existe, na realidade, destino, ou não… ou se são as Pessoas que fazem o seu próprio destino (!)… Se tenho perdido a mão direita quando, com três dias de trabalho, na Gráfica Almadense, aos 11 anos, entalei o braço numa máquina de cortantes (Ler no Blogue RO a Edição n.º 9 – Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Sul e Ilhas Adjacentes - GRÁFICA ALMADENSE, LDA.) talvez não estivesse, agora, a escrever… quem sabe!? Recordar… é viver! Tudo de bom, para todos!

 

BLOGUE RO na pessoa de Luís Rodrigues.

22 de Janeiro de 2022

http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/

 











 






































2 comentários:

  1. Espetáculo. Muito bem. Belas memorias de outros tempos.

    ResponderEliminar
  2. MTR
    Parabéns, não pela coleção de cartões mas pelos amigos que conseguiu manter ao longo de todos estes anos. Só uma pessoa especial consegue este feito. 🥰🙏

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.