PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 29 de janeiro de 2022

### (O)utras (R)eportagens - (030) ### (Crónicas: RO) »»» JAVALI (Parte 3) === QUEM CAÇOU O JAVALI...!? ===

Associativismo

CONVÍVIOS 

Confraternização ÍMPAR! (RO)
C. C. D. V. M.

 


 

* OUTRAS REPORTAGENS (030)

 

- Por: Repórter de Ocasião (RO)

JAVALI (3)

Quem Caçou o Javali…!?

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

 

F

OI mais “uma festa do tamanho dum comboio”, como muito bem costuma proferir Domingos Paixão da Eugénia! Amigos já conhecidos… e não só… reuniram-me, mais uma vez, em salutar almoço de confraternização e o convite para o “RO” estar presente chegou por parte do confrade da Zebreira, todavia os anfitriões, quem fez as honras “da casa” e ofereceu o delicioso repasto, foram dois novos amigos que o autor destas linhas ainda não tinha tido o prazer de conhecer e que dão pelo nome de António Rocha e Manuel Sousa Claré a quem estou muito agradecido. 

 

É muito fácil o sentar à mesa e desfrutar do gostoso deleite destes petiscos e quando se trata de Javali a gula aumenta e quando o cozinhado é totalmente diferente dos anteriormente degustados, então… o contentamento é ainda maior! No entanto hoje deixo aqui uma palavra de enorme apreço para a grandeza daqueles que embora gastem dinheiro na caça desportiva, em material e aluguer de matilhas (Uma matilha de caça maior é um grupo de 20 a 25 cães que são utilizados em montarias -caça a animais selvagens e grandes, como o javali -e conduzidos por um matilheiro) tornam-se nobres para guardar uns quilos de carne que oferecem aos amigos nestas festivas jornadas de confraternização! Obrigado.

 

QUEM CAÇOU O JAVALI

Ao “meio-dia e meia hora toca a corneta”… -ele “gosta é de festas!”, o Domingos Paixão da Eugénia -que é como diz… todos os convidados têm de estar presentes para se iniciar o almoço, mas três dias antes, “os cozinheiros” andam de volta da carne, com molhos e mais molhos, temperos e mais temperos… para que a mesma, no momento de ir ao lume, fique depois saborosa e, mesmo assim, à última da hora, ainda descobrem novos truques para melhorar o petisco! É fenomenal! Desta vez foi um guisado que nunca tinha provado! Simplesmente especial!

 

Antes de “tocar a corneta” o Domingos, para animar e criar bom ambiente, enquanto o cheirinho a “coisa boa” vinha exalando da cozinha da Casa do Associado do Centro de Convívio e Desportivo de Vale de Milhaços, não se cansou de perguntar, afinal… “quem caçou o Javali!?”… mas este é um assunto de “foro interno” dos caçadores, pois é sabido que são muito unidos e após a caçada dividem o produto conseguido irmãmente!

 

OS GUARDANAPOS VERMELHOS

A mesa estava outra vez bem composta, desta feita enfeitada com flores artificiais e guardanapos vermelhos! No convívio anterior eram… verdes! Queijinho aos quadradinhos, tinto do melhor, pão saloio bem cozido, laranjas para sobremesa e broas de milho para acompanhar o café e a aguardente também fizeram parte do ramalhete!

O Silvério Ameão, como sempre, levou um pack de tinto, proveniente de Freixo de Numão, esferográficas, blocos, calendários, etc, para distribuir pelos convivas presentes! Foi um regalo.

Antes de se iniciar o banquete contam-se sempre os “Sportinguistas” e os “Benfiquistas” presentes à refeição e… desta fez os “encarnados” deram uma abada… estavam em esmagadora maioria… acontece!

Os guardanapos vermelhos serviram para se lembrar o derby da final da “Taça da Liga”, deste sábado, 29 de janeiro de 2022, e houve quem dissesse que vai ser a “vingança do chinês”! Será…? (risos) 

 

ANTÓNIO ROCHA E MANUEL SOUSA CLARÉ

São mais dois amigos que entraram na vida do “RO” e além de bons caçadores são óptimos cozinheiros e revelaram-se de uma generosidade extrema! Bem-hajam! O Rocha é mais baixo, com voz rouca tipicamente alentejana e é um excelente contador de anedotas… lembro aqui aquela do Crocodilo…

Na tropa um Soldado teimava em dizer que o Crocodilo voa! Os seus companheiros diziam que não… que era impossível! Alguma vez o Crocodilo voa!? O jovem teimava que sim, o Crocodilo voa, até que lhe perguntaram quem é que tinha dito tal coisa! O rapaz respondeu que foi o Capitão! “Aaaaaahh!” Exclamaram os restantes Soldados e um deles disse: “Então… se foi o nosso Capitão que disse é por é verdade! Mas… voa baixinho!!” (ah, ah, ah!)

Não posso contar, aqui, as anedotas das Freiras! (risos) 

O Claré é homem mais alto também com um coração ainda maior do que ele! Durante a tarde e a noite já noutros ambientes, em consideráveis cavaqueiras e noutros petiscos, o homem não se cansava de dizer que adora estes momentos e não se importa de dar, dar e dar… só para estar entre amigos pois a vida são apenas “dois dias”… e tudo acaba… um dia!

 

E CHEGOU A “SUECA”

Nada disso… não pensem em mulher escandinava, mas sim em jogos de cartas! Alguém se lembrou que estes jogos também são muito importantes e criativos nestes momentos! Quem gosta de cartas… escolhe o parceiro quem não aprecia reúne-se noutra mesa e começam as conversas!

Na falta do Paulo Melo e do Marcos Faustino, desta vez foi meu parceiro o compincha Paulo Cordeiro que tinha animado muito a sobremesa, no almoço, ao fazer uns óculos com a casca da laranja a lembrar tempos de infância!

O Domingos Paixão da Eugénia foi meu adversário e jogou fazendo par com o ricardo! Se da outra vez eu tinha ganho… desta vez perdi!! Ainda usufrui de uma “bandeira”, mas as “bandeiras” não ganham “negras”! Honra aos vencidos e parabéns aos vencedores!

 

E foi assim, desta maneira, que passou mais um dia, alegre, em boa companhia e bastante divertido! Abraços para todos e… até qualquer um outro dia! ADOREI.

 

 

Luís Rodrigues (RO) – Repórter de Ocasião

Blogue RO

http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/

 

Repórter de Ocasião (29 de JANEIRO de 2022)

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 

COM UM ABRAÇO, PARA:

Manuel Sousa Claré, António Rocha, Abílio Santos, José Paiva, Paulo Cordeiro, Domingos Paixão da Eugénia, Silvério Ameão, Belicha, Matão e Ricardo.

(RO – Luís Rodrigues)

 







































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.