PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 13 de março de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 023

 🔎 Memórias do Policiário – 023

 

O Gráfico

 

CÉLULA CINZENTA N.º 31 (MARÇO 1992) – “À LUPA”

…O Gráfico é, assim, o brilhante vencedor de mais este Torneio de Homenagem ao grande “Detective Misterioso”, prémio com um sabor muito especial para O GRÁFICO, como o revelou na entrega de prémios que decorreu no Convívio de Algés (Fevereiro – 1992) atendendo não só aos grandes ensinamentos “Policiários” como pela grande e sincera amizade que unia estes dois grandes Policiaristas.

ESCREVEU: PAL (Algés)

 

 


 O Gráfico

 

 

Continuamos no convívio dos Leitores, Amigos e Seguidores do Blogue RO, nesta 23.ª Edição das “Memórias do Policiário” (O Gráfico) lembrando o “Detective Misterioso” -Domingos Prata Rodrigues, um Amigo do Peito e o meu Grande Mestre das Actividades Policiárias -publicando os Problemas Policiários, Soluções, Classificações e Premiados, do Torneio de Decifração em sua Homenagem póstuma, um Torneio de Problemística, onde fui vencedor, na Revista “Célula Cinzenta” Propriedade da A. P. P. – Associação Policiária Portuguesa! Secção “À LUPA” sob a Orientação e Coordenação da Palmira Ferreira, pseudónimo “PAL” (Algés). Estávamos em Junho de 1991, quando o 3.º Desafio foi publicado, num total de cinco. (ler, para melhor identificação as Edições n.º 20, 21 e 22 destas Memórias!)

O Gráfico

 

DETECTIVE MISTERIOSO ou Domingos Prata Rodrigues – o elo mais forte da Tertúlia Policiária de Almada!

27 de Fevereiro de 1931

24 de Novembro de 1990

 

 

DOMINGOS Prata Rodrigues (Detective Misterioso, pseudónimo da Problemística Policiária) faleceu prematuramente, com 59 anos, em Novembro de 1990 e não tardou -demorou apenas um mês! -a aparecer a primeira homenagem a tão nobre figura do POLICIÁRIO e tal sucedeu por intermédio de outra consagrada Policiarista, a “PAL”, que naquela altura era a Orientadora/Coordenadora da Secção Policiária “A LUPA” na Revista “Célula Cinzenta” propriedade da A. P. P. – Associação Policiária Portuguesa!

 

 

…Com alguma sorte e muita vontade, crença e determinação, “O Gráfico” foi o brilhante vencedor do TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO, proporcionado pela Revista “Célula Cinzenta” na Secção “À LUPA”!!

 

PROBLEMAS POLICIÁRIOS DO TORNEIO

“DETECTIVE MISTERIOSO” 

 

Problema n.º 01 – CIÚME MORTAL (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 25 – FEVEREIRO (1991)

 

Problema n.º 02 – O SUICÍDIO (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 26 – ABRIL (1991)

 

Problema n.º 03 – A EMBOSCADA (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 27 – JUNHO (1991) 

 

Problema n.º 04 – O PENHASCO (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 28 – AGOSTO (1991)

 

Problema n.º 05 – ONDE ESTÁ O MISTÉRIO…

(Autor: Manuel Constantino)

CÉLULA CINZENTA N.º 29 – OUTUBRO (1991)

 


Torneio Detective Misterioso

(Domingos Prata Rodrigues)

PROBLEMA POLICIÁRIO N.º 03

”A EMBOSCADA”

Autor: Desconhecido

10 PONTOS

 

CÉLULA CINZENTA N.º 27 – JUNHO 1991

 

 

U

MA voz excitada entra em contacto com você, pelo telefone:

-O meu nome é Benício Nogueira. O meu sócio, Mauro Carvalho, foi alvejado com um tiro! Está morto! Aqui, na casa do Bosque! 

Você dirige-se para o antigo pavilhão de caça, num ponto deserto da floresta da Tijuca. Aí, numa casa velha e abandonada, encontra o tal Benício. Ele leva-o ao longo da estrada que conduz à Cascatinha e, depois de caminharem cerca de 500 metros, desvia-se da trajectória para um local a mais ou menos 20 metros do caminho. Debaixo de uma árvore está estendido o corpo de Mauro Carvalho. Tem um furo de bala na têmpora direita e sangue coagulado sobre o lado direito da face. Um tampão de gaze, sujo de sangue, também está caído perto dele.

-Deve ter sido uma emboscada -diz você, enquanto passeia em redor da área. -A recente chuva desfez todas as pegadas, menos aquelas no caminho de barro. Há uma série de três pegadas suas e outra de Mauro. E aqui... -você aponta para um trecho de folhagem, ali perto -aqui é que o assassino ficou à espreita! Há marcas de pólvora nos arbustos.

-Mauro e eu estávamos sozinhos no pavilhão -diz Benício. -Ele deixou a casa cedo, esta manhã. Cerca de quinze minutos depois, ouvi um tiro e um grito. Desci correndo pela estradinha e achei o rapaz sangrando terrivelmente pela ferida da bala.

Corri para casa, para apanhar o estojo de emergência, regressei e comecei a aplicar-lhe a gaze... mas ele morreu antes que eu terminasse. Então, voltei à casa e telefonei para o senhor. 

-Porque não telefonou para um médico, na sua primeira viagem de volta à casa? -pergunta você pondo o cachimbo na boca. 

-Não sei... Não pensei nisso... Estava com tanta pressa para voltar e ver se podia fazer alguma coisa pelo rapaz... Sei que ele não era “flor que se cheire”... alguém devia odiá-lo... mas foi uma cobardia, atirar assim, de emboscada!

-Concordo. Diz você, guardando o cachimbo porque se esqueceu do tabaco. -E você poderá contar-me mais detalhes do crime, quando chegarmos à delegacia!

 

Porque suspeita você de Benício Nogueira?

 

=======================

 

Aqui fica o terceiro problema do torneio. O prazo para envio das soluções, OBRIGATORIAMENTE EM POSTAL (ilustrado, ou não) termina no final do mês de Julho, devendo ser enviadas para:

 

TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO

APARTADO 21385

1132 LISBOA CODEX

 

PRÉMIOS PARA ESTE PROBLEMA:

10 livros a sortear entre todos os totalistas.

 

Solução

Se, como Benício lhe contou, ele estivesse na casa velha quando Mauro Carvalho foi alvejado e tivesse feito duas viagens até ao corpo e voltado, teria deixado uma série de quatro pegadas no barro. Você, porém, só encontrou três. Daí se deduz que Benício já se encontrava na emboscada.

 

Nota de “Memórias do Policiário” – O Gráfico: 

-Com um tiro na têmpora seria pouco provável a vítima, ainda, estar viva quando Benício chegou junto do amigo e não seria uma pequena gaze que estancaria o sangue! A chuva provavelmente não deixaria o sangue coagular, limparia a ferida, sintomático!

 

Classificações

TOTALISTAS (10 Pontos): Avlis e Snitram (Lisboa); Detective Invisível (Lisboa); Faria (Évora); O Gráfico (Almada); L. M. (Lisboa); Mêbêdê (Amadora); Med Vet (Cascais); Molécula (Évora) e Pajoca (Santarém).

 

NÃO TOTALISTAS: (08 Pontos): Averróis (Lisboa) Mali & Pintinha (Lisboa); Freddy (Lisboa) e Zé Maio (Lisboa).

 

NÃO TOTALISTAS: (05 Pontos): Susana Correia (Lourinhã).    

 

Premiados

LIVROS, por sorteio: Avlis e Snitram; Detective Invisível; Faria; O Gráfico; L. M.; Mêbêdê; Med Vet; Molécula e Pajoca.

 

Classificação Geral

(1.º, 2.º e 3.º Problema Policiário)

 

Com 30 pontos:

Avlis e Snitram; Detective Invisível; Faria; O Gráfico; L. M.; Mêbêdê; Med Vet e Molécula. Todos (10+10+10).

 

Com 28 pontos:

Mali & Pintinha (10+10+08) e Zé Maio (10+10+08).

 

Com 25 pontos:

Averróis (10+07+08) e Freddy (10+07+08).

 

Com 20 pontos:

Pajoca (10+00+10).

 

Com 10 pontos:

Patrícia Henriques (05+05+00); Detective Lafayette (10+00+00); Severina (10+00+00); Skin Trade (10+00+00); Xek-Brit (10+00+00) e Anjo (00+10+00).

 

Com 05 pontos:

Susana Correia (00+00+05).

 

Blogue RO – 13 de Março de 2023

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

🔦🌹👇 Clicar no link e ver fotos 📸 no Blogue RO:

🔏🏷 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 📲🌷

 

 

MALI (ALICE PINTO) - NUM CONVÍVIO EM ALMADA

FARIA E MOLÉCULA (Évora) NUM CONVÍVIO POLICIÁRIO EM ALMADA

O GRÁFICO & FARIA (ÉVORA)

O GRÁFICO & DETECTIVE INVÍSÍVEL EM PRIMEIRO PLANO


MED VET (Malveira da Serra) e O GRÁFICO - ALMADA

O GRÁFICO - FARIA - RIC HOCHET II

O GRÁFICO & MALI


GRUPO DE POLICIARISTAS REUNIDOS EM ALMADA - 1980 - 5.º CONVÍVIO T. P. A. -  RECONHECEM-SE..., RIC HOCHET II (Lisboa), FARIA (Évora), LA SALETTE (Lisboa), PAL (Algés), DONALD LAM II (Lisboa) (Óculos escuros), SATANÁS (Cacilhas), C. POKAS (Oeiras), O GRÁFICO (Almada) (Camisa branca e calças de ganga), DURANDAL (Torres Vedras), LEBASI (Lisboa), DETECTIVE INVÍSIVEL (Lisboa), L. P. (Algés),  HELDER MARTINHO (Feijó), APULEIUS (Lisboa), GIBAT (Portimão), DETECTIVE MISTERIOSO (Cacilhas... City) e SETE DE ESPADAS (Lisboa).


CONVÍVIO POLICIÁRIO EM VISEU: 23 - SETEMBRO - 1984. PAL, DETECTIVE MISTERIOSO, A LAMPADINHA E O GRÁFICO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.