PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 20 de março de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 025

 🔎 Memórias do Policiário – 025

 

O Gráfico

  

CÉLULA CINZENTA N.º 31 (MARÇO 1992) – “À LUPA”

…O Gráfico é, assim, o brilhante vencedor de mais este Torneio de Homenagem ao grande “Detective Misterioso”, prémio com um sabor muito especial para O GRÁFICO, como o revelou na entrega de prémios que decorreu no Convívio de Algés (Fevereiro – 1992) atendendo não só aos grandes ensinamentos “Policiários” como pela grande e sincera amizade que unia estes dois grandes Policiaristas.

ESCREVEU: PAL (Algés)

 

 


 O Gráfico

 

 

Continuamos no convívio dos Leitores, Amigos e Seguidores do Blogue RO, nesta 25.ª Edição das “Memórias do Policiário” (O Gráfico) lembrando o “Detective Misterioso” -Domingos Prata Rodrigues, um Amigo do Peito e o meu Grande Mestre das Actividades Policiárias -publicando os Problemas Policiários, Soluções, Classificações e Premiados, do Torneio de Decifração em sua Homenagem póstuma, um Torneio de Problemística, onde fui vencedor, na Revista “Célula Cinzenta” Propriedade da A. P. P. – Associação Policiária Portuguesa! Secção “À LUPA” sob a Orientação e Coordenação da Palmira Ferreira, pseudónimo “PAL” (Algés). Estávamos em Agosto de 1991, quando o 4.º Desafio foi publicado, “Célula Cinzenta” n.º 28, num total de cinco. (ler, para melhor identificação as Edições n.º 20, 21, 22 e 23 destas Memórias!)

O Gráfico

 

DETECTIVE MISTERIOSO ou Domingos Prata Rodrigues – o elo mais forte da Tertúlia Policiária de Almada!

27 de Fevereiro de 1931

24 de Novembro de 1990

 

 

DOMINGOS Prata Rodrigues (Detective Misterioso, pseudónimo da Problemística Policiária) faleceu prematuramente, com 59 anos, em Novembro de 1990 e não tardou -demorou apenas um mês! -a aparecer a primeira homenagem a tão nobre figura do POLICIÁRIO e tal sucedeu por intermédio de outra consagrada Policiarista, a “PAL”, que naquela altura era a Orientadora/Coordenadora da Secção Policiária “A LUPA” na Revista “Célula Cinzenta” propriedade da A. P. P. – Associação Policiária Portuguesa!

 

 

…Com alguma sorte e muita vontade, crença e determinação, “O Gráfico” foi o brilhante vencedor do TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO, proporcionado pela Revista “Célula Cinzenta” na Secção “À LUPA”!!

 

PROBLEMAS POLICIÁRIOS DO TORNEIO

“DETECTIVE MISTERIOSO” 

 

Problema n.º 01 – CIÚME MORTAL (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 25 – FEVEREIRO (1991)

 

Problema n.º 02 – O SUICÍDIO (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 26 – ABRIL (1991)

 

Problema n.º 03 – A EMBOSCADA (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 27 – JUNHO (1991) 

 

Problema n.º 04 – O PENHASCO (Autor desconhecido)

CÉLULA CINZENTA N.º 28 – AGOSTO (1991)

 

Problema n.º 05 – ONDE ESTÁ O MISTÉRIO…

(Autor: Manuel Constantino)

CÉLULA CINZENTA N.º 29 – OUTUBRO (1991)


Torneio Detective Misterioso

(Domingos Prata Rodrigues)

PROBLEMA POLICIÁRIO N.º 04

”O PENHASCO”

Autor: Desconhecido

10 PONTOS

 

CÉLULA CINZENTA N.º 28 – AGOSTO 1991

 

 

A

CABAM de chamá-lo urgentemente. Anote os dados:

i) O penhasco de Foxhire... Um belo pôr-de-sol, rochas desertas entre o mar e a terra, guinchos de gaivotas... tudo muito romântico...

ii) ...Menos uma coisa: há um cadáver perto da margem.

iii) O polícia da localidade mais próxima fornece-lhe as informações. 

iv) Ao meio-dia de hoje, algumas crianças descobriram o corpo de Estela Wright boiando sobre a água... Segundo um forasteiro, ela morreu ontem entre as três e as seis da tarde, ao rolar pelo penhasco...

v) Rolar pelo penhasco... Seria muito difícil, a não ser contando com alguma “ajuda”...

vi) Barney Smith é um dos suspeitos. Barney quer ser fotógrafo profissional. Estela queria ser modelo...

vii) “Estive aqui ontem tirando fotos de Estela até às cinco da tarde...”, diz ele. 

viii) “...Ele não tardou a chegar na sua moto. Conversámos um pouco e eu retirei-me; deixei os dois sozinhos... E não voltei a vê-la com vida...”, prossegue. 

ix) “Ele” é Ralph Barrow. Ultimamente vinha saindo com Estela...

x) “Isso é mentira”, diz Ralph, logo depois. “Vim aqui às quatro e meia da tarde. Barney estava sozinho...

xi) “...Ele disse-me que Estela ainda não tinha chegado e que a esperássemos juntos. Mas ela não apareceu e às cinco e quinze retirámo-nos cada um para o seu lado... Ele poderia tê-la empurrado antes da minha chegada”. 

xii) Bem, já temos duas versões completamente contraditórias...

xiii) “Aqui estão as fotos que tirei ontem...” diz Barney. “Uma delas é particularmente interessante...” (e ele mostra as fotos de Estela ao Sol, nítidas a ponto de você perceber, atrás, as sombras da moça e das árvores).

xiv) “Ele revelou-as na minha presença, quando lhe dei a notícia do acidente”, diz o delegado. 

xv) “Preste atenção ao relógio... Fiz uma ampliação.”.

xvi) “Como poderá ver, inspector, isso prova que às cinco da tarde a Estela estava aqui. Portanto, Ralph mente... Prenda-o!”.

xvii) “Deve ser montagem!”, diz Ralph. “É ele quem está mentindo e só pode ser por um motivo; porque assassinou Estela!”.

xviii) Dois suspeitos acusando-se mutuamente... E você é o juiz.

xix) ...Mas essa responsabilidade não o preocupa, porque já tem a certeza de qual deles deve mandar prender... Não é verdade?...

____________________________________

 

Este é o último problema em que as soluções terão de vir OBRIGATORIAMENTE EM POSTAL (ilustrado ou não), terminando o prazo no final do mês de Setembro. No próximo número publicaremos o último problema do “TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO”.

 

Para o problema agora publicado, serão sorteados dez livros por entre os acertantes. Relembramos que, para a classificação final, para além do troféu DETECTIVE MISTERIOSO, há já a contar um troféu, oferta de M. CONSTANTINO; uma taça, oferta de AVLIS E SNITRAM e dez livros, oferta de F. PORTEIRO.

 

Como sempre, deverão enviar as vossas soluções, para:

 

TORNEIO DETECTIVE MISTERIOSO

APARTADO 21385

1132 LISBOA CODEX

 

==================================

 

 


 

 

Solução Oficial

Na verdade, o culpado é o fotógrafo Barney. Ralph está certo ao perceber a montagem na fotografia que o acusa. Essa foto não pode ter sido tirada às cinco da tarde. Se o sol se põe pelo lado do mar, a essa hora a sombra de Estela e da árvore que está a seu lado deveria projectar-se para a frente. Mas a sombra se projecta para trás, indicando que a foto foi tirada pela manhã. Barney deve ter ajeitado tudo para modificar a hora no relógio de Estela.  

 

Comentários

Esta solução enferma de algumas inexactidões, sendo uma das mais evidentes não ser definitivo que o sol se ponha do lado do mar pois não sabemos a localização exacta do sítio onde o caso se deu. Mas vamos deixar-vos com uma série de questões deixadas pelos solucionistas e que nos parecem pertinentes no caso em questão...

_____________________________

 

Como poderão observar as soluções apresentadas poderiam conduzir a duas soluções “lógicas e fundamentadas”... como tal, atendendo não só à exiguidade do espaço imposta aos solucionistas, para se “defenderem”... como a todas as questões levantadas pelos mesmos, e no sentido de não se prejudicar ninguém... todos os concorrentes foram considerados totalistas, penitenciando-nos nós pela falta de qualidade do problema apresentado... -PAL

 

 

Opinião do Solucionista:

MOLÉCULA (Évora) – “...o fotógrafo tem um álibi que não deixa dúvidas quanto à sua inocência: o rolo de fotografias reveladas na presença do delegado (...) o Ralph diz que é montagem, mas acontece que o delegado assistiu à revelação do rolo podendo testemunhar que aquilo era verdadeiro...”.      

 

MED VET (Cascais) – “...Acresce que Barney não teve tempo para efectuar a “fotomontagem”, uma vez que as fotos foram reveladas na presença do delegado...”.     

 

FREDDY (Lisboa) – “...Não era possível fazer uma montagem na presença do delegado, sem que este notasse.”.      

 

MALI & PINTINHA (Lisboa) – “...o pormenor do relógio ampliado na foto, que deveria marcar 5 horas da tarde o que provaria a mentira do Ralph...”. 

 

MÊBÊDÊ (Amadora) – “...se não houvesse condicionalismos ao espaço de resposta, apresentaríamos duas soluções com resultados diferentes, ambas lógicas e fundamentadas. (...) Aponto como culpado o que parece reunir “melhores preceitos”: Barney Smith (...) é sintomática a foto ampliada do relógio. Qual o motivo que o levou a efectuá-la? Acaso já sabia que viria a precisar dela para justificar o seu “álibi”?...”. 

 

ZÉ MAIO (Lisboa) – “...Como não se sabe a que horas foi o pôr-do-sol naquele dia, mais não se pode adiantar quanto às sombras. Também se desconhece a posição das árvores...”.  

 

O GRÁFICO (Almada) – “...Julgo que o Barney é o assassino, porque as fotos que mostra, tiradas a Estela contêm árvores, facto que é omitido na descrição do penhasco...!”. 

 

DETECTIVE INVISÍVEL (Lisboa) – “...Ralph Barrow (...) não podia saber que Estela tinha sido assassinada (...) pois até a polícia falou de acidente (...) No entanto, no julgamento, era necessário que se fizessem as seguintes perguntas a Barney Smith: Porquê a pressa em revelar as fotografias quando a polícia lhe deu a notícia do acidente? Porquê uma ampliação (...)? Como é que existiam sombras e árvores se tudo era deserto entre o mar e a terra?...”.    

 

Classificações

TOTALISTAS (10 Pontos): Averróis (Lisboa); Avlis e Snitram (Lisboa); Detective Invisível (Lisboa); Faria (Évora); Freddy (Lisboa); L. M. (Lisboa); Mali & Pintinha (Lisboa); Mêbêdê (Amadora); Med Vet (Cascais); Molécula (Évora); O Gráfico (Almada); Pajoca (Santarém); Severina (Lisboa); Susana Correia (Lourinhã) e Zé Maio (Lisboa).

 

Premiados

Excepcionalmente: Todos os totalistas receberão um livro de prémio.

 

Classificação Geral

(1.º, 2.º, 3.º e 4.º Problema Policiário)

 

Com 40 pontos:

Avlis e Snitram; Detective Invisível; Faria; L. M.; Mêbêdê; Med Vet; Molécula e O Gráfico. Todos (10+10+10+10).

 

Com 38 pontos:

Mali & Pintinha (10+10+08+10) e Zé Maio. (10+10+08+10).

 

Com 35 pontos:

Averróis (10+07+08+10) e Freddy. (10+07+08+10).

 

Com 30 pontos:

Pajoca. (10+00+10+10).

 

Com 25 pontos:

Susana Correia/Patrícia Henriques. (05+05+05+10).

 

Com 20 pontos:

Severina. (10+00+00+10).

 

Com 10 pontos:

Anjo (00+10+00+00); Detective Lafayette (10+00+00+00); Skin Trade (10+00+00+00) e Xek-Brit (10+00+00+00.

 

Blogue RO – 20 de Março de 2023

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

🔦🌹👇 Clicar no link e ver fotos 📸 no Blogue RO:

🔏🏷 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 📲🔍

 

 



RODRIGUES & RODRIGUES NO ALGARVE - CONVÍVIO NAS AÇOTEIAS

ZÉ MAIO, O GRÁFICO E MANUEL CONSTANTINO EM TORRES VEDRAS

DETECTIVE MISTERIOSO & O GRÁFICO EM CACILHAS... CITY

MOLÉCULA (ÉVORA) A RECEBER UM PRÉMIO DAS MÃOS DE O GRÁFICO

SEVERINA ACOMPANHADA DO MARIDO

PAL (PALMIRA FERREIRA) & O GRÁFICO - TRIUNFANTES EM TORRES VEDRAS

ZÉ MAIO - DURANDAL - INSPECTOR ARANHA - A NATA DO POLICIÁRIO

SEVERINA FORTES AO CENTRO - EXCELENTE CONTISTA

MED VET - MALVEIRA DA SERRA

ZÉ MAIO & O GRÁFICO - JUNTOS NUM CONVÍVIO POLICIÁRIO EM ALMADA

MOLÉCULA - M. LIMA - MAGNO - FELIZES NOS CONVÍVIOS DE ALMADA - TPA

O GRÁFICO - AVLIS E SNITRAM - MED VET - PARTICIPARAM NO TORNEIO "DETECTIVE MISTERIOSO" - CÉLULA CINZENTA - A. P. P.

O GRÁFICO E FARIA (ÉVORA) - CONVÍVIO EM ALMADA

MADIVAZ - DETECTIVE INVISÍVEL - O GRÁFICO - CONVÍVIO EM ALMADA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.