PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 13 de março de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 023 👣 PEGADAS - ANEXO DA EDIÇÃO N.º 023 -- O GRÁFICO!

🔎 Memórias do Policiário – 023

 

O Gráfico

 

 


 

👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

 

*** As “Pegadas” de hoje, da 23.ª Edição de “Memórias do Policiário - O Gráfico”, relembram através da Secção Policiária “O DETECTIVE / ZONA A-TEAM” n.º 182, de 21 de MAIO 1993, Jornal de Almada, uma QUADRA da Autoria de “LYCAR” (Lisboa) que perpetua e homenageia tudo o que o “Detective Misterioso” representava para os seus confrades da Problemística Policiária e recorda, ainda, através da escrita de “O Gráfico”, como se decifravam, antes da era do Google  e dos computadores, Problemas Policiais!  O Gráfico

 

O DETECTIVE/ZONA A-TEAM N.º 182 – MAIO / 1993

CABEÇALHO DA SECÇÃO "O DETECTIVE - ZONA A-TEAM"

 

QUADRA

Por: LYCAR (Lisboa)

O Bom do “Misterioso”

Não morreu, em nossa mente

Amigo tão valioso,

Nunca morre... está ausente.

 

 

DETECTIVE MISTERIOSO & LYCAR

LYCAR

 

GRUPO DE POLICIARISTAS REUNIDOS EM ALMADA - 1980 - 5.º CONVÍVIO T. P. A. -  RECONHECEM-SE..., RIC HOCHET II (Lisboa), FARIA (Évora), LA SALETTE (Lisboa), PAL (Algés), DONALD LAM II (Lisboa) (Óculos escuros), SATANÁS (Cacilhas), C. POKAS (Oeiras), O GRÁFICO (Almada) (Camisa branca e calças de ganga), DURANDAL (Torres Vedras), LEBASI (Lisboa), DETECTIVE INVÍSIVEL (Lisboa), L. P. (Algés),  HELDER MARTINHO (Feijó), APULEIUS (Lisboa), GIBAT (Portimão), DETECTIVE MISTERIOSO (Cacilhas... City) e SETE DE ESPADAS (Lisboa).

DETECTIVE MISTERIOSO - DOMINGOS PRATA RODRIGUES

PAL E DET. MISTERIOSO EM VISEU

CONVÍVIO POLICIÁRIO EM VISEU: 23 - SETEMBRO - 1984. PAL, DETECTIVE MISTERIOSO, A LAMPADINHA E O GRÁFICO




POLIGRÁFICOS - PARA PREMIAR OS MELHORES POLICIARISTAS EM CADA ANO!!


 

DETECTIVE MISTERIOSO & O GRÁFICO FESTEJANDO A CONQUISTA DE UMA TAÇA NUM CONVÍVIO EM ÉVORA - MELHOR SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA POLICIÁRIO!

 

SEM INTERNET NEM MOTORES DE BUSCA, ANTIGAMENTE...

...Não tínhamos computadores, 🖥 nem qualquer "motor de busca", mas éramos muito felizes, porque nos reuníamos,👦👧👨👩 em Almada, às sextas-feiras e aos sábados, em Lisboa, no Café Palladium, na avenida da Liberdade, convivíamos em tertúlia e líamos muito, 📖📕📘 procurávamos novidades nos 🔦 alfarrabistas, publicações antigas e estudávamos 🔎 criptografia, fazíamos palavras cruzadas, 🗝 participávamos também no 🧐 charadismo e... tínhamos tempo para tudo! E... com as chamadas “células cinzentas” bem “oleadas”, sempre activas, este género de passatempos, de mensagens codificadas..., era “canja”... 🖊 descodificávamos... “à primeira”!

...Uma vez, por iniciativa do saudoso e meu mestre da Problemística Policiária “Detective Misterioso” (Domingos Prata Rodrigues) fomos até à Biblioteca Nacional, de transportes, porque não havia carro 🚗 particular, cacilheiro, eléctrico, táxi, 🚓 etc, procurar e pesquisar jornais 📰 antigos de Almeirim, Santarém porque havia um problema policiário para resolver 🔐 que tinha uma determinada data e um dos suspeitos 👤 do crime afirmava justificando-se como inocente... porque à hora do assassínio tinha andado de carro na praça principal daquela localidade onde tomou o pequeno-almoço!

...Ora, no jornal da localidade, Almeirim, um dia depois da data que estava mencionada no problema policiário, podia ler-se uma notícia, com fotos, mostrando que no dia chuvoso da véspera (a tal data!) tinha havida uma cheia na praça de Almeirim que impossibilitou a circulação do trânsito 🚙 🚲 🚵 👣 e dos transeuntes!

...Ficou, desta maneira, descoberto o assassino da história... porque com a cheia... seria impossível ter andado de carro... naquele lugar... mentiu e como tal seria o culpado! 🔔❗❕

Os livros, a Biblioteca Nacional... eram o nosso Google!

O Gráfico

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.