PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 1 de março de 2019

*** BLOG-RO EM REVISTA! (2009 - 2019) 10 Anos! *** »»» DEDICATÓRIA: Para a Família Mário Nogueira ««« *** BOM-DIA AO... MEIO-DIA! (A 1.ª notícia do dia!) ***

*** BLOG-RO EM REVISTA! (2009 - 2019) 10 Anos! ***

»»» E... PASSARAM-SE DEZ ANOS! O Blog-RO iniciou-se em Dezembro de 2009, completa, este ano... 10 Anos! Vamos passar, em Revista, uma ou duas publicações de cada ano e também recordar uma ou duas notícias, por mês, de Janeiro a Dezembro de 2018!
(Blog-RO).


*** "BOM-DIA AO... MEIO-DIA!" é uma SECÇÃO do Blog-RO que pretende, sempre que possível, nesta hora, aproximadamente (!), de Segunda a Sexta-Feira, desde que haja disponibilidade, publicar uma crónica, mensagem, fotografia, ou simples notícia, do agrado e pelo compromisso assumido com o Leitor/Seguidor que quotidianamente procura novidades relacionadas com o Desporto Nacional e Mundial e essencialmente apontamentos e documentos relacionados com a Nação CCFC -Charneca de Caparica Futebol Clube -com quem este espaço lúdico, de lazer e divertimento, está 99% conectado! (RO)

»»» CONTINUAMOS com a Secção *** BLOG-RO EM REVISTA! (2009 - 2019) 10 Anos! *** e chegámos ao ano de 2014, quando recordámos, na última publicação daquele ano, o início das crónicas da "Árvore do Cassapo", histórias criadas em Setembro de 2012, quando o Pelado do Cassapo se transformava de castanho para a cor verde... uma confusão "dos diabos!" para a lendária Árvore! Mário Nogueira e Katya Nogueira... nesta altura..., há sete anos..., imaginavam-se na Nação CCFC?... Fica a pergunta! 

»»» Saudações Desportivas e... divirtam-se no Blog-RO!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A ÁRVORE... O Início... (Setembro de 2012)

Ora Viva!
Caros Leitores... antes do findar de 2014... aqui registo o início das crónicas de "A Árvore" cuja aparição surgiu com a Crónica Ocasional n.º 71... estávamos em Setembro de 2012. Reparem nas fotografias do "Suplemento" e verifiquem como os miúdos (jogadores) cresceram!... Vejam os Treinadores que ainda permanecem no Cassapo! Recordem alguns que muita falta (ainda) lá fazem...
E... assim... se vai fazendo a história do CCFC.
BOM ANO (2015) PARA TODOS.
(RO)drigues.




Crónica Ocasional N.º 71

A árvore do Cassapo
Repórter de Ocasião (RO)
26 de Setembro de 2012



  Q
UANDO se pensa numa árvore lembrámo-nos de um vegetal com um tronco lenhoso onde os seus ramos só transparecem a determinada altura do solo. Qualquer representação ou esquema que pelas suas ideias, tácticas ou desenhos, se assemelhe a uma árvore, faz-nos lembrar essa planta. Ainda está para nascer um treinador de futebol que utilize a táctica da árvore... não sei se estão a compreender bem... imaginem uma árvore desenhada, com todos os seus ramos e em cada um deles colocarem um jogador com a táctica de seguirem os ramos contorcidos, a princípio com destino inócuo mas, cujo objectivo principal seja distrair o adversário e visar a baliza contrária!... E que tal, esta ideia?... Esta é minha e um dia... irá ser utilizada. Aposto. Uma árvore também pode ser interpretada como uma peça principal (os jogadores) que transmite o movimento de uma máquina (a equipa!). Quando, no futuro... algum treinador utilizar a táctica da árvore... tenho a certeza que se lembrarão do... Repórter de Ocasião! Esta táctica, bem utilizada, poderá assemelhar-se a um mastro dum navio, alto, forte, largo e robusto. Pensem nisto.
            Além de tudo isto... é conhecida dos religiosos a árvore da cruz que representa a fé em Cristo; a árvore de fogo que consiste numa peça de pirotecnia; a árvore da liberdade, noutros tempos (...) atribuída à Liberdade considerada como garantia do cidadão; a emblemática e tão digna árvore de Natal, um arbusto, artificial ou natural, que na época Natalícia todos a expõem nos seus lares e a ornamentam com enfeites, prendas e outras coisas mais...; e, existe também, a árvore genealógica, esquema desenhado em forma de árvore que qualifica e enumera de modo exemplar os descendentes e ascendentes de qualquer família.
            Outras árvores existirão, porventura... o leitor que faça pesquisas, no entanto, eu hoje quero escrever sobre uma árvore que, para mim, é a mais linda de todas!... Talvez muito poucos ainda tenham reparado nela... todavia, eu, arguto e perspicaz como sou... desde há muitos anos que me encantei com a sua beleza... porque me fui habituando a vê-la sempre alta, bonita, elegante, frondosa e sempre presente a observar o Campo do Cassapo! Guardiã melhor não seria possível... talvez seja uma espécie de Deusa que protege os jovens jogadores do CCFC!... Para mim, ela será, sempre, a Árvore do Cassapo!
            Soube, há dias... que a Árvore do Cassapo se tem sentido muito mal, talvez problemas de visão... até porque a senhora já deve ter mais de cem anos!... Investiguei e também vim a saber que a Árvore do Cassapo foi ao médico... Então, a história passou-se mais ou menos... assim:
            (...)
            A árvore no médico:
            -Senhor doutor venho hoje ter consigo porque ao fim de muitos anos... parece que estou a ver muito mal... já não consigo definir bem as cores...
            O doutor:
            -Oh, minha querida, muito gosto em vê-la... há quanto tempo!? Diga-me lá, então, o que é que se passa, na realidade... a senhora sempre teve uma boa visão e... uns bons olhos!
            A árvore:
            -Como sabe, o senhor doutor, eu sempre protegi o Campo do Cassapo e mais ainda quando foi atribuído ao CCFC! Adoro e sempre admirei ver aqueles miúdos a correrem atrás da bola... Nem sempre ganham os jogos... alguns até choram... mas a alegria que mostram nos seus rostos é incomparável com outros miúdos quaisquer... perdem muitos jogos mas ficam felizes, radiantes! Desde há uns tempos para cá parece que vejo tudo ao contrário... desde meados de Agosto que tenho observado uns movimentos diferentes no Campo... muitas máquinas... homens esquisitos que até me parecem extra-terrestres... Depois deixei de ver o Cassapo acastanhado e comecei a vê-lo todo negro! Ai meu Deus... até pensei em bruxarias!... Será que preciso de óculos!? Passaram uns dias... e começo a ver o Campo do Cassapo a ficar coberto de verde!?! Será isto possível?... O que é que me estará a acontecer!?...     
            O médico:
            -Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah... ai... já não posso mais!... Então a senhora não ouve as notícias? Não compra jornais? Não costuma visitar o Site do CCFC? Não lê as crónicas do Repórter de Ocasião?... Óh, mulher... você não precisa de óculos... coisa nenhuma... tem uma óptima visão... não existem extra-terrestes nem está a ficar daltónica!...
            A árvore, perplexa:
            -O quê!? Quer dizer que estou de perfeita saúde?...
            O doutor:
            -Claro! O que tem acontecido é que o Campo Pelado do Cassapo vai finalmente ter uma relva sintética... daí as transformações e visões a que a senhora tem assistido!
            A árvore:
            -A sério?... Ai... já não tenho paciência para estas modernices... Quanto custa a consulta?
            O médico:
            -Não custa nada... hoje é gratuita. Olhe... pegue nesse dinheiro e vá ofertar à Direcção do CCFC para comprarem uma bifanas para os jogadores.

         26 de Setembro de 2012.

           

 Parque do Cassapo - Um REINO em ascensão!
(25 de Janeiro de 2019 - Foto: Blog/RO)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.