PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 011

Memórias do Policiário – 011

“X.º CONVÍVIO DE ALMADA – 26.V.85

(Dez anos de Amizade)

 

Legenda da foto:

Alguns (grande maioria) dos presentes no convívio de Almada; “O Gráfico” oferece uma medalha para o concorrente que acertar no maior número de nomes!! Quem são?

(Secção de Problemística “Código Secreto”)

N.º 89 – 12.VI.1985 - (Jornal Barlavento)

 

Os Convívios de Almada

TERTÚLIA POLICIÁRIA DE ALMADA

 

TPA -X.º CONVÍVIO DE ALMADA – 26.V.1985

 

PEQUENO APONTAMENTO

Como em anos anteriores, o Convívio de Almada decorreu com bastante entusiasmo, realçando-se a feliz confraternização entre os confrades presentes e a Amizade que os une (aos mais antigos) há uma dezena de anos!!

Antes do almoço, os visitantes foram brindados com um mini-aperitivo, ofertado pela secção “Detective”, que aproveitou para distribuir a todos os presentes um “Jornal de Almada” com a Secção N.º 1.

Durante o almoço e até cerca das 17 horas, os anfitriões brindaram os convivas com inúmeras perguntas alusivas ao encontro e vários passatempos, acessíveis a todos, foram decifrados!... 

Diversos sorteios, igualmente, premiaram alguns dos presentes e, no final, registou-se que mais de uma vintena de amigos foram premiados com livros, medalhas e porta-chaves. 

O agrupamento com maior número de elementos presentes foi contemplado com uma magnífica Taça, oferta do “Restaurante Boa-Esperança”.

Ainda sobre os prémios oferecidos, a Tertúlia Policiária de Almada agradece as ofertas da Câmara Municipal local e do confrade charadista “Zépote”! 

Foram contempladas com óptimos Diplomas, este ano, as Secções de Desporto Mental que mais se evidenciaram na Problemística Policiária, a saber: “Mistério… Policiário” (pela passagem do seu 10.º aniversário), “Espaço dos Jovens” pela divulgação que fez do Policiário e da TPA) e “Badaladas da TPO” (pela nova aragem que deu ao Policiário em termos qualitativos).

Os visitados receberam convivas de todos os pontos do País, desde o Algarve ao Minho. Eis a relação das presenças. 

Alva, Lindaflor, Detective Misterioso, M. Lima, Orquídea, Ricardo, PRMS, Lebasi, Spirit, Tio Patinhas, Faria, Detective Invisível, C. Ferrel, Ubro Hmet, Detective Said, Zépote, Sermonte, Lince, Excalibur, Teto, Rip Kirby, Durandal, Carlos Estegano, Pal, Cilokas, Zé Maio, Jax, MASC, The Punk, Maria do Carmo, Jocadito, 1.º Sargento, Madivaz, Enovi, Manuel Melo, Idalina Melo, Rui Kid, Anabela Malanho, António Malanho, Jorrod, Josefina, O Gráfico, A Lampadinha, João Vicente, Fernanda, Alfredo, Armindo Pinheiro, Espião Electrónico, Viking, Ferreira Pinto e Esposa, Joaquim Augusto, José Pita e Rockman/77.

Cinquenta e quatro presenças. É confortante.

TPA 



CONCURSO – FOTO

X CONVÍVIO DE ALMADA

Código Secreto N.º 89 (12-6-85)

SOLUÇÃO OFICIAL

 

Da esquerda para a direita – primeira fila: Carlos Estegano (em pé. Olhando a sigla “TPA” e, talvez, pensando: “-Ora bolas, estes gajos são mesmo bons! …Mas preferia ir almoçar!!!”. The Punk e O Gráfico seguram o cartaz e o segundo faz o V de “vitória”, antevendo a conquista do “Benfica” na Taça de Portugal em futebol!!! Cilokas, Lindaflor e Alfredo, este com um fato “A Team” (isto quererá dizer alguma coisa??...) completam a fila.

Agora, da direita para a esquerda – 2.ª fila: Pal, Excalibur, Faria, A Lampadinha e Jorrod todos sentados. Lebasi, MASC e C. Ferrel, em pé. 

Seguidamente, a terceira fila, da esquerda para a direita: Zé Maio, PRMS (de óculos escuros), Spirit, a careca e metade da cara do Detective Invisível, Alva, Ubro hmet (com barba), Rip Kirby (com bigode e óculos), Fernanda, de casaco branco e o Detective Misterioso agarrado ao corrimão das escadas. 

Temos agora as últimas filas com, da direita para a esquerda: Armindo Pinheiro com gravata, teto que está por detrás do Detective Misterioso, Madivaz, Jax e Enovi, ambos com óculos escuros, detective said, as cabeças de Rockman/77 e Primeiro Sargento, uma irreconhecível, Manuel Melo, Sermonte, Rui Kid (de óculos entre Ubro Hmet e Sermonte), António Malanho, Zépote e metade da cara de Anabela Malanho.

TPA

»»» A medalha em disputa coube à PAL.

 








ALMADA / 31 DE MAIO 1992

Classificações e entrega de prémios do “Torneio dos Mestres”, lançamento de “O Grande Livro da Problemística Policiária”, apresentação e lançamento da Crónica X n.º 12, “Sherlock Holmes e o Cartão Misterioso” de Joel Lima, atribuição do Troféu “Repórter X”, e as surpresas a que o Luís Rodrigues, O Gráfico, nunca foge de ter… A Lampadinha, MASC, Alcopas, recebem-nos… o mestre de cerimónias, todos conhecem… que esperam para ir a Almada este ano?...

 

O Presidente da A. P. P.

(Associação Policiária Portuguesa)

M. Constantino

 

In CÉLULA CINZENTA N.º 31 – MARÇO 92





O CANTINHO DAS TERTÚLIAS

Espaço que esteve em hibernação por falta de colaboração ressurgirá sempre que se justificar. As Tertúlias Policiárias sempre desempenharam um papel importantíssimo na agregação dos Policiaristas. No panorama actual, em que três Secções pontificam, apesar da ameaça que paira sobre a do “Sete de Espadas”, no semanário “O Crime”, as Tertúlias parecem renascer, ou ganhar algum peso, não só pelo continuado apoio de “O Gráfico”, em “O Jornal de Almada”, como pelo mais recente do L. P., no Jornal “O Público”. Assim, as Tertúlias como a de Almada (TPA), a de Évora (TPE), o Círculo Policiário Vimaranense (CPV) e Núcleo Enigmista Famalicense (NEF), juntaram-se-lhe ultimamente mais algumas como a de Coimbra (TPC), que já organizou um excelente Convívio no passado mês de Janeiro e cujo ponto de encontro é no Ateneu de Coimbra, sito na Rua do Cabido n.º 8, à Sé Velha, quinzenalmente às segundas-feiras à noite.

Surgiu há pouco uma nova Tertúlia que, pela sua composição e disposição parece querer dar que falar. TPLS – Tertúlia Policiária da Linha de Sintra, com J. C. Al, Insp. Shylock e Sister Shylock (Amadora), Insp. Gadjet, Jessica Flecha, O Polvo, Joca e J. A. (Queluz), O Robot Humano, criptógrafo e Abílio (Massamá) e L. P. (Cacém).

Em formação, encontra-se a Tertúlia Policiária do Barreiro, a qual conta desde já com Rip Kirby e Insp. Moka e que, provisoriamente, se reúne todos os Domingos no Café Ovni, na Avenida Du Bocage.

In CÉLULA CINZENTA N.º 41 – SET. ‘94  

 



 

============ !?!?!?!?!?!?!?!? ============

 

Blogue RO – 13 de Setembro de 2021

http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/

 


Torneio do Centenário do Sete de Espadas – Prova nº 6

Após uma interrupção de dois meses, cá está a sexta (e penúltima) prova do Torneio do Centenário do Sete de Espadas.

A Prova nº 6 – A é da autoria de O Gráfico que, tal como refere o Inspetor Fidalgo, foi um dos detectives mais relevantes da geração Mundo de Aventuras (…) que durante alguns anos carregou às costas a sobrevivência do Policiário, na secção O Detective que manteve no Jornal de Almada. Nesta prova, As Três Chaves..., os leitores policiaristas são desafiados não só a responder às duas questões formuladas, mas principalmente a escrever como resposta… o final da história.

»»» in CLUBE DE DETECTIVES – Por: Daniel Falcão

 

SALVADOR SANTOS continua a dinamizar a Problemística Policiária, desde 1 de Junho de 2016, na Secção “O Desafio dos Enigmas” no Blogue LOCALDOCRIME. Contactos:

salvadorpereirasantos@hotmail.com

http://localdocrime.blogspot.pt

Faça uma visita e participe no torneio de Homenagem a “A. Raposo” no TORNEIO DE INICIAÇÃO A. RAPOSO. Em curso está a Prova nº. 4 “Tempicos e os Irmãos Sherif”, de A. Raposo & Lena.

 



12.º Convívio da TPA - 31 de Maio de 1987 - Mac Jr. - Marth - Faria - PAL

12.º Convívio Policiário de Almada - TPA - TROFÉUS - 31/5/87


12.º Convívio da TPA - 31/Maio/1987 - MASC - EXCALIBUR - O GRÁFICO - FARIA - THE PUNK

12.º Convívio Policiário TPA - 31/5/87 - MILENA - O GRÁFICO - DETECTIVE MISTERIOSO

13.º CONVÍVIO POLICIÁRIO TPA - 29/5/88 - O GRÁFICO - MED VET

14.º Convívio da TPA - 28/5/89 - TROFÉUS

14.º Convívio Policiário de Almada - TPA - 28/Maio/1989 - Lycar (Lisboa) - O Gráfico (Almada) - Carlos Estegano (Caneças) - Marth (V. N. Famalicão) - Detective Misterioso (Cacilhas... City) - Mali (Lisboa)

MASC - LYCAR - O GRÁFICO - MILENA - 14.º Convívio TPA - 28/5/89  

  
MASC - O GRÁFICO - MALI - DETECTIVE MISTERIOSO - 14.º Convívio TPA - 28/5/1989

14.º Convívio Policiário de Almada - TPA - 28/Maio/1989 - O Gráfico e Tio Patinhas




14.º Convívio Policiário de Almada - TPA - 28/Maio/1989 - O Gráfico e M. Constantino


13.º Convívio de Almada - 29/Maio/1988 - MED VET - A LAMPADINHA - O GRÁFICO


13.º Convívio de Almada - TPA - 29/Maio/1988 - O GRÁFICO


16.º Convívio Policiário de Almada - TPA - 26/5/1991 - Detective Said - O Gráfico



O GRÁFICO - 16.º Convívio - TPA - Maio de 1991    





1 comentário:

  1. Belos tempos amigo Luís, de "rivalidades" saudáveis, amizades puras e momentos impares de convívio. Obrigado por me fazeres recordar estes tempos e por seres o responsável por fazer parte deles. Lá diz o velho ditado: "Recordar é viver.". Grande abraço.

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.