PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 013

 Memórias do Policiário – 013

TERTÚLIA POLICIÁRIA DE ALMADA

  Em 1975 e 1976 começa a reunir-se no Café Bar Desporto, em Almada, aquela que virá mais tarde a adoptar o nome de Tertúlia Policiária de

Almada (TPA) de uma forma oficial.

(Secção de Problemística “Código Secreto”)

N.º 213 – 31.Março.1988 - (Jornal Barlavento)

 

Onde está o Mistério… está a TPA!

A UNIÃO FAZ… A TPA!

»»» CONVÍVIOS «««

- OS NOMES -


CÓDIGO SECRETO n.º 213 – 31 de Março de 1988

Secção Policiária orientada por Daniel Silva

Endereço provisório: rua Jornal “O Algarve”, 45, r/c B

8000 FARO


Conheça uma Tertúlia

Em 1975 e 1976 começa a reunir-se no Café Bar Desporto, em Almada, aquela que virá mais tarde a adoptar o nome de Tertúlia Policiária de Almada de uma forma oficial. Eram os tempos da secção “Mistério… Policiário” no “Mundo de Aventuras” orientada pelo “Sete de Espadas”. Neste momento a TPA constitui a tertúlia mais antiga em actividade.

Em meados de 76, altura em que se dá a entrada de “O Gráfico”, eram seus fundadores “Lorek”, “Detective Misterioso”, “Satanás”, “Baal” e outros e, juntamente com “Alva”, “A Lampadinha” e “MASC” imprime-se nova dinâmica à tertúlia. Com este núcleo constituído a TPA procura difundir o Policiário, tornar-se ela mesma conhecida e pensa-se em moldes de organização. A sua actividade em prol do Policiarismo granjeia-lhe algumas homenagens. Entretanto escolhe para Ex-libris uma adaptação das medalhas oferecidas na altura pela revista “Passatempo” e decide fazer coincidir a sua fundação oficial com a data do 1.º Convívio Policiarista de Almada, 23 de maio de 1976.

EX-LIBRIS TPA

10 anos depois e quando tinha agrupado quase três dezenas de elementos à sua volta, atravessa uma crise que leva ao anúncio da sua extinção, o que colheu de surpresa os Policiaristas que seguiam a sua trajectória “cá de fora”. No entanto essa extinção anunciada nunca chegou a verificar-se de facto, tanto que o apartado 133 de Almada sempre recebeu correspondência endereçada à mesma e apenas a doença de um dos seus elementos dinamizadores, o “Detective Misterioso”, impediu a retoma da actividade da TPA em data anterior à agora anunciada, ou seja, 27 de Fevereiro deste ano de 88.

Mas, e agora, ela aí está! Cheia de vontade de trabalhar para o Policiarismo, de vontade de organizar os seus já famosos convívios, cheia de vontade de contribuir, como até aqui, para a criação de outras Tertúlias e Secções Policiárias. Como pioneira das Tertúlias “vivas” cabe-lhe essa responsabilidade acrescida, o que já teve oportunidade de demonstrar quando da crise de 1984 em que alguém escreveu que a TPA manteve o Policiarismo vivo, numa altura em que se punha em causa a sua continuidade.

A nós, “Código Secreto”, cabe-nos enviar os parabéns àqueles que não querem deixar morrer as coisas, àqueles que sabem superar dificuldades, e agradecer, na parte (pequena) que nos cabe como policiaristas, o facto da TPA existir, como exemplo de que é possível fazer com que as coisas durem. É esse o grande exemplo que as novas Tertúlias e Secções podem extrair da TPA. É possível, no Policiarismo, DURAR MUITO TEMPO!!


============ !?!?!?!?!?!?!?!? ============

 

Blogue RO – 27 de Setembro de 2021

http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/

 


Revista SÁBADO N.º 905

(2 a 8 de Setembro 2021)

Secção: POLICIÁRIO

(Por: Inspector Fidalgo)

 

E pronto.

Aqui se regista o regresso de um dos “detetives” mais revelantes da geração “Mundo de Aventuras”, nascida em 1975, que durante alguns anos carregou às costas a sobrevivência do “Policiário”, na secção “O Detective” que manteve no “Jornal de Almada”, após o desaparecimento da “Agência Portuguesa de Revistas”.  

Ficaram famosos os “Convívios Policiários” que organizou em Almada e que documentamos com duas fotos, onde o “Sete de Espadas” era presença obrigatória.


























Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.