PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 24 - Marcha Lenta... à vontade! - Repórter de Ocasião (07 de Abril de 2014)



DOMINGO ALUCINANTE
            Entenda-se como Domingo apaixonante, uma vez que andei na companhia do Presidente JMS e do Director Spider-Man entre Feijó, Seixal, Setúbal, Brejos de Azeitão, Charneca, Quinta do Conde e finalmente Feijó, no regresso a casa, a acompanhar vários jogos do CCFC e também observando rivais, como espiões! Em marcha lenta... à vontade ou mesmo a duzentos à hora...



Introdução do autor:
            Marcha lenta... à vontade era um termo que se usava na tropa, pelo menos no tempo em que eu cumpri serviço militar (obrigatório, na altura!) que servia para os militares, em pelotão, então recrutas, deixarem de correr –após uma grande quantidade de quilómetros e estando muito exaustos –e iniciarem no seguimento da ordem dada pelo aspirante uma... marcha lenta, à vontade, repousada! Para quem não sabe eu cumpri o serviço militar em 1979, na recruta em Portalegre, depois na Escola de Cabos em Lisboa e finalmente estive em Évora, durante dezoito meses, como 1.º Cabo da Polícia do Exército (A denominada PE daquela época). Os meus pais queriam que eu fosse para a Marinha, como iam quase todos os rapazes da minha aldeia, onde muitos fizeram carreira no Alfeite, aqui no Laranjeiro, mas os testes psicotécnicos -disseram-me como justificação... -enviaram-me para a Polícia do Exército.
            Algumas equipas do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) depois de uma aceleração perfeita, parece que estão, agora, em marcha lenta... à vontade! Parece... é verdade! Mas... não estão! Quanto a mim... que tenho visto muitos jogos... não tenho pressa e acredito que no final dos campeonatos... alguns crosses serão esplendorosos e juntar-se-ão com galhardia e pompa à subida de divisão dos Juniores!
            Esteja atento o caro leitor e repare cuidadosamente no que eu tenho para lhe dizer sobre alguns escalões do nosso amado, querido e benquisto CCFC.
             
Repórter de Ocasião (07 de Abril de 2014) 

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.                  


DOMINGO ALUCINANTE
            Entenda-se como Domingo apaixonante, uma vez que andei na companhia do Presidente JMS e do Director Spider-Man entre Feijó, Seixal, Setúbal, Brejos de Azeitão, Charneca, Quinta do Conde e finalmente Feijó, no regresso a casa, a acompanhar vários jogos do CCFC e também observando rivais, como espiões! Em marcha lenta... à vontade ou mesmo a duzentos à hora... quando José Manuel Santos, conduzindo o seu negro bólide, se equivocava nos trajectos, e depois havia que recuperar terreno... lá passei mais um Domingo divertido apoiando as equipas do CCFC mesmo ganhando, empatando ou... perdendo! Valeu a pena, aliás... como todos nós sabemos... vale sempre a pena quando a alma não é pequena!

JUVENIS (SEIXAL)
            O “sorriso amarelo” voltou a vestir-se de “azul-escuro” e regressou ao Seixal, desta vez, no escalão de Juvenis... para se vingar da derrota (0-1) dos Juniores e fazer gato-sapato da equipa da casa! Os jogadores listados de azul e vermelho viram-se feitos-num-oito perante as tropelias e traquinices dos atletas que vestiam de azul-escuro. Os atletas da Charneca de Caparica ganharam por oito a zero (8-0) –quase que dava tabuada!... –sem ser necessário meterem alta velocidade no seu jogo pois, numa espécie de marcha lenta... à vontade obtiveram um resultado histórico! Os Juvenis do CCFC também já apurados para disputar a fase final da competição, que pode dar acesso à subida de divisão, não têm sido, ao longo do campeonato, uma equipa de oito e oitenta limitando-se, sem exageros, a serem práticos e objectivos! A sua longa e proveitosa marcha tem sido lenta... e à vontade pelo que na segunda metade da prova apenas sofreram um único golo e, por ironia do destino... foi consentido de grande penalidade em... Vale de Milhaços!
            No Seixal lá estavam a apoiá-los a “Família Piteira” e também os “Cândidos” que juntamente com João Marques e “Kanukovic” (Pai)... entre outros, não falham uma partida deste simpático e afável grupo, incluindo jogadores, treinadores, massagistas e directores.
            Desta vez o artilheiro-mor, em velocidade máxima, foi o jovem Diogo (n.º 11) que construiu um ”Hat-Trick” na sua verdadeira acepção, uma vez que os 3 golos marcados foram concretizados todos seguidos: 1-0, 2-0 e 3-0. Ruben, o ponta-de-lança marcou 2 golos; “Nelo” obteve outros 2, sendo o último um golo-de-bandeira! Magnífico. “Mica”, o defesa esquerdo, muito talentoso, foi o autor do restante golo. Outros jogadores brilham neste conjunto (António Vicente e José (g. r.), Rodrigo (capitão), Quaresma, “Kanukovic” e Afonso) que prima por ser competente mesmo não contando no onze inicial, desta vez, com jogadores que habitualmente são titulares e que agora estão lesionados, como foram os casos de Tiago, Nery e Bruno.
            Em marcha lenta e à vontade os Juvenis também poderão dar mais uma alegria ao CCFC.
       
INICIADOS (1.º de Maio – SETÚBAL)
       Segundo jogo, na fase complementar, para subida de divisão, segunda vitória dos     Iniciados, desta vez fora de casa, no 1.º de Maio. Jogo ganho por 2-0, com mais dois golos para a conta pessoal do Jacinto, o goleador da equipa. Em marcha lenta... e também muito à vontade os Iniciados do CCFC prosseguem o caminho do sucesso. Eu acredito. Força. Ainda fui a tempo de pedir um golo ao Jacinto, na 2.ª metade da partida mas... tal não aconteceu. O resultado registado no final do desafio foi conseguido até ao intervalo. Três pontos preciosos para os Iniciados.            

   INICIADOS-B (Torneio Complementar)
            Finalmente em competição estes miúdos começaram por ser goleados... mas não se sentiram melindrados com as derrotas e no último Domingo foram empatar (1-1) no terreno dos “Pescadores” (desafio a que não assisti) com a igualdade a surgir no último minuto do encontro, com um golo do jovem Henrique. Mesmo começando em marcha lenta... os Iniciados (B) estão, agora, à vontade... para atormentar os próximos adversários. Ânimo maltinha.

SENIORES (Quinta do Conde)
            Como referi na introdução desta reportagem os Seniores do CCFC parece que estão em marcha lenta... à vontade mas, não estão, não senhor! A derrota por um a zero na ADQC não vai beliscar, nem um bocadinho, este grupo magnífico porque aquele resultado, para quem assistiu à partida, é muito enganador. A equipa do CCFC entrou a todo o gás no jogo com muita garra e enorme ímpeto e foi talvez esta vivacidade extrema que não permitiu aos jogadores terem marcado um ou mais golos! Hugo Rafael já nos descontos finais atirou contra o guarda-redes da casa e o empate esfumou-se. Nada está perdido.
            A equipa apresentou-se, neste jogo, na Quinta do Conde, totalmente remodelada, prova de que existe muito talento no plantel e dedo de quem a dirige. Francamente gostei de ver “Rafa” na média ala esquerda, Davitson e “Canário” como centrais e Santiago, Galo e Edson no meio do terreno. “Fred” e Costa foram os defesas direito e esquerdo. Jackson e “Dani” na frente de ataque quase iam esmagando os “azuis” mas o dia não quis brilhar de “amarelo”! Palas o guardião do CCFC fez unicamente uma defesa difícil. Num contra-ataque rápido a Quinta do Conde marcou.



ARBITRAGEM
            Hoje vou escrever sobre os árbitros e... para dizer bem, mesmo em marcha lenta... e à vontade! A equipa de arbitragem do jogo de Seniores entre a ADQC e o CCFC (1-0) foi precisamente a mesma que dirigiu o encontro dos Juniores, na passada semana, entre o Charneca e o Paio Pires (9-0), no Cassapo, desafio que permitiu aos Juniores tornarem-se Campeões!
             Desta vez Sílvia Domingos, com as insígnias da FIFA, arbitrou o jogo dos Seniores. Na Charneca foi assistente cabendo as funções de liderar o jogo a Tiago Rodrigues. Luís Ralha é o outro elemento deste trio magnífico. Os julgamentos de ambos os desafios foram bastante capazes sem margens para contestação e quando assim é a arbitragem está de parabéns! Tinha dito a Sílvia Domingos, no Cassapo, que a minha máquina fotográfica até fazia as pessoas bonitas... foi um gracejo, como devem compreender, no entanto, Sílvia Domingos além de bonita é bastante idónea no seu trabalho de arbitragem e executou um trabalho exemplar na Quinta do Conde. Parabéns.

ABRAÇO LENTO E VIGOROSO... aos meus leitores. (RO)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.