PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 88 - BABODJA - Por: RO




N
ÃO consegui perceber o significado de “Babodja” mas é mesmo assim que o guarda-redes do CCFC, da equipa de Futebol de Praia gosta de ser tratado! Na realidade depois de alguns jogos onde não se afirmou na sua mais completa e perfeita plenitude de um guarda-redes campeão de Futebol de Praia, quando no primeiro encontro com o Stara Zagora cometeu alguns deslizes e no jogo contra o Alfarim quase ter perdido a sensibilidade e o discernimento, desta vez, na presença do Zambujalense, “Babodja”, Paulo Antunes ou também alcunhado de “Paulinho”, realizou uma enorme exibição efectuando, no minímo, uma dúzia de defesas espectaculares que estavam destinadas com o “selo” de golo!...



Por: Repórter de Ocasião                                                                                                                                                                                                                              BABODJA
(R)eportagens (O)riginais n.º 88

N
ÃO consegui perceber o significado de “Babodja” mas é mesmo assim que o guarda-redes do CCFC, da equipa de Futebol de Praia gosta de ser tratado! Na realidade depois de alguns jogos onde não se afirmou na sua mais completa e perfeita plenitude de um guarda-redes campeão de Futebol de Praia, quando no primeiro encontro com o Stara Zagora cometeu alguns deslizes e no jogo contra o Alfarim quase ter perdido a sensibilidade e o discernimento, desta vez, na presença do Zambujalense, “Babodja”, Paulo Antunes ou também alcunhado de “Paulinho”, realizou uma enorme exibição efectuando, no mínimo, uma dúzia de defesas espectaculares que estavam destinadas com o “selo” de golo! No decorrer das minhas documentadas fotografias e apontamentos... quando desviava, momentaneamente, o olhar da areia brilhante da Praia do Ouro, onde se praticam estes aliciantes jogos do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, co-organizados pela Associação de Futebol de Setúbal e Federação Portuguesa de Futebol, ouvia, por vezes, o presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube, José Manuel Santos, que assistia ao desafio, ao meu lado, sentado numa cadeira, dizer repentinamente, enquanto se mexia, inquieto, agitado e algo nervoso: “-Olha!  Defendeu... mais uma!”   
         Efectivamente que se referia à tremenda exibição do “Babodja” e às suas defesas mirabolantes que permitiram uma magnífica vitória deste conjunto (CCFC) sobre o Zambujalense por sete bolas a seis! (7-6).   

NASCEU UMA NOVA AMIZADE  
         Antes do início deste jogo, deveras importantíssimo para as aspirações desta curiosa Equipa de Futebol de Praia do CCFC, abeirei-me junto de Nuno Ferreira, o melhor marcador do Grupo, e disse-lhe, quase exigindo, que ele ia marcar três golos (um... hat-trick) neste desafio! O jogo correu-nos bem, de satisfaz feição, devido ao empenho e garra, atitude e crença dos jogadores e, de repente, Nuno Ferreira já tinha marcado dois golos... quando o jogo se aproximava-se do fim... e o resultado estava em 6-5 a favor dos “Canários da Praia do Ouro”! Num lance de perseverança Nuno Ferreira ganha um livre em prol do CCFC. Ele próprio o marca, como é norma nesta competição e... faz golo! SETE A CINCO (7-5) para o CHARNECA!! Nuno... não se conteve e correu para a objectiva do “RO”! Obrigado, obrigado, gritei... EU! Nuno Ferreira com os dedos da sua mão direita mostrava-me que estava feito o “Hat-trick”! OBRIGADO. Estas ocasionais coisas, estes pequenos pormenores, originais  acontecimentos de somenos importância... poderão nada significar para alguns mas... por vezes, resulta, quando há dedicação, amizade, ambição, força, querer, saber estar e ser e, sobretudo, paixão por uma causa e valores que não se desperdiçam por dá cá aquela palha! Agora, estou convicto que quando Nuno Ferreira partiu para a marcação daquele livre, depois de já ter marcado 2 golos... que se lembrou das palavras do “RO”... e aí... resultou: FEZ-SE LUZ!
         Com o resultado em 7-5, a favor do CCFC, o Zambujalense ainda marcou um golo... que não evitou uma vitória magnífica e de raiva dos “Canários da Paria do Ouro” do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC).


O PRIMEIRO GOLO DE PEDRO SANTOS 
         Tem sido, para mim, uma surpresa agradável, assistir à evolução deste talentoso jogador/atleta na modalidade do Futebol de Praia! Quando se é bom... em qualquer função... não enganamos... NINGUÉM! Pedro Santos não precisa de correr muito, na areia, nem de inventar... é ter a bolinha e... rematar! O génio está lá. O remate certeiro nasceu com ele. A genica, o empenho, a dedicação, a humildade, o saber, o destino... nasceu come ele é... hereditário! Está na génese. 
         Pedro Santos (JPSpecial) estava preocupado com este jogo, pois, não se cansou de avisar o Grupo que o Zambujalense marcava sempre sete (7) ou mais golos... em cada jogo que realizava! Desta vez... só marcaram... SEIS! (6) O CHARNECA obteve... SETE e, aí ganhámos o jogo! Todavia... foi o próprio Pedro Santos quem deu o mote porque, logo nos primeiros minutos do desfio inaugurou o marcador com um golpe subtil que fez ajoelhar os jogadores adversários! Nos instantes seguintes Miguel Jorge fez o 2-0 e, mesmo assim, embora o Zambujalense tivesse reduzido a desvantagem, por variadas vezes, empatando quase sempre... o que é certo é que o CCFC nunca se viu a perder... neste jogo! GOSTEI. Temos Equipa. 
         Agora que venha o Sesimbra... e, depois, os nossos Amigos da Costa... pois... já se pensa no apuramento! Seria giro. 

TODOS FORAM HERÓIS
         Paulo Antunes (Uma “babodja” de qualidade!); Rafael Cândido (Força e Raça!); Gonçalo Salgueiro (O azarado do jogo mas... o que conta é a EQUIPA! Contribuiu para o sucesso! Contamos com ele.); Rui Cunha (O “Ruizinho” da Equipa deu um pontapé nos “Fantasmas” e marcou um golo de antologia! Lindo e só ao alcance dos predestinados! Não desanimes, nunca!); Pedro Santos (A força e a habilidade do... destino! Bom golo! Só foi pena aquela bola ter batido estrondosamente na barra... seria o golo do ano!); Nuno Ferreira ( O Senhor “Hat-Trick”! Bons movimentos e sempre presente no caminho da bola! Defende e ataca com mestria! Ou ganha a bola... ou derruba o opositor! Completo.); Ricardo Silva (Um estupendo golo... “ABOLACHADO”! Não é para todos! Forte. Preciso. Acutilante. Adorei.); Miguel Jorge (quando marcou o segundo golo do CCFC... compreendi, logo, que íamos ganhar... este jogo! Bons pés. Executante perfeito! Parabéns.); Pé Curto (Sempre activo e batalhador quando foi chamado a competir! Bom nos duelos um-a-um. Só uma lesão o impediu de dar o seu melhor contributo à Equipa! É um elemento a ter em consideração.); Nuno Moreira-Chalana (Parece que joga de chapéu alto, cachecol e gabardine mas... é um excelente jogador! Também, ele, Campeão Nacional de Futebol de Praia... ainda não perdeu qualidades! Só para quem vê e... percebe! Recebe bem as bolas... de costas para  a baliza... faz um compasso de espera, meticuloso e endossa a redonda aos colegas... para o golo! Só visto! Parabéns.); Edgar Moreira (Filho-de-peixe-sabe-nadar... viu-se perfeitamente. Bons pés, rápido e agressivo! Gostei.)    

Repórter de Ocasião (10 de JULHO de 2016) 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.