PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 17 - OS CINCO - Por: RO



JUNIORES... JÁ ESTÃO NA 1.ª DIVISÃO!
        Quando faltavam CINCO jornadas para o fim do campeonato... os Juniores do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) subiram de divisão... vão jogar no próximo ano na 1.ª Divisão Distrital porque, neste caso... sobem directamente. Agora, quando faltam 4 jogos para terminar a prova espera-se mais 1 ponto... para o título de campeões, tarefa que pode ser conseguida no próximo jogo no Alentejo com o Grandolense.
(Repórter de Ocasião - 25 de Fevereiro de 2014)   

Reportagens Originais (17)
                                                                                                                                  
OS CINCO...     
Escreveu: Repórter de Ocasião                                            
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Introdução do autor:
         Enid Mary Blyton foi uma escritora Inglesa que nasceu no dia 11 de Agosto de 1897 e faleceu a 28 de Novembro de 1968. Não conheceu portanto o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) cuja fundação data de 1 de Janeiro de 1988. Mais conhecida somente como Enid Blyton esta amante da arte de bem escrever foi criadora de várias personagens e imensos livros como Noddy, Júlio, Ana, David, Zé, Tim (o cão), Os Cinco, As Gémeas, O Colégio das Quatro Torres, A Rapariga Rebelde, entre outros. Os seus livros, alguns de aventuras e mistério... (como é o caso de “Os Cinco”) foram traduzidos numa centena de línguas e consequentemente divulgados pelos leitores de todo o Mundo. Em toda a sua vida, que durou setenta e um anos, Enid Blyton escreveu cerca de 900 obras.   
            Por eu apreciar os romances policiais e ser fã devoto das obras de mistério... escolhi Enid Blyton para ser homenageada nesta edição n.º 17 das “(R)eportagens (O)riginais” tendo como base e semelhanças os seus 21 livros das aventuras de “Os Cinco” que foram publicados em Portugal. “The Famous Five” originalmente conhecidos e representados por Julian (Júlio), Anne (Ana), Dick (David), Georgina (Zé) e Timmy (O cão Tim) chegaram também ao cinema e à televisão. Esta colecção era destinada a crianças embora os escritos tivessem cativado os adultos. O n.º 1 do livro “Os Cinco” foi publicado em 1942 quando a escritora tinha apenas 26 anos e teve como título “Os Cinco na Ilha do Tesouro”. Quatro anos mais tarde (1946) saía o n.º 5 da colecção com o nome “Os Cinco e o Circo” terminando as aventuras destes pequenos jovens, em 1963, com a publicação do livro n.º 21 “Os Cinco e o Cientista Distraído”.
            Neste fim-de-semana desportivo as CINCO equipas em acção do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) fizeram mais um pleno de vitórias e todas as CINCO ganharam os seus jogos: Seniores (5-1); Juniores (3-1); Juvenis (2-0); Iniciados (10-0) e Infantis-A (2-0). Vinte e dois golos marcados e dois sofridos! Saldo positivo de vinte golos. Quatro vezes CINCO é igual a vinte.

            Na numeração romana o número CINCO é representado pela letra vê (V). Vê de vitória... dos CINCO jogos do CCFC.
            Outros e mais CINCOS são os registos que igualmente preenchem
a reportagem de hoje. Espero que se divirtam com os raciocínios. (RO)
                                                                                                        

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 



                                           SIMBOLOGIA
         O cinco é o símbolo da união... do CCFC; O cinco é o centro e o equilíbrio... representado nas cinco vitórias do CCFC; O número cinco é também o símbolo do Homem e do Universo, da Perfeição, da  Ordem,  e  dos Cinco Sentidos.


                                                                                             
SENIORES GANHAM POR CINCO... A UM!
        Foi um jogo de nervos, com garra, empenho, convicção e... atitude! No último desafio da 1.ª fase do campeonato ainda havia contas por ajustar... porque aquela derrota (1-2) no Campo do Cassapo, perante o mesmo adversário não convenceu os jogadores do Charneca de Caparica de que o Olímpico do Montijo é melhor equipa! Os seis pontos de vantagem davam o comando da prova ao OM mas havia a esperança de se conseguir um bom resultado no terreno deles.
        Ganhou o CCFC por... 5-1, sem apelo nem agravo! O jogo foi emocionante, com expulsões e um público caseiro muito vibrante sempre a vaiar as decisões da equipa de arbitragem. O Charneca sofreu o golo aos 11 minutos de jogo mas a arte e o engenho do endiabrado Jackson (Martinez) Lorran empatou a partida 19 minutos depois... ele que joga com o n.º 19. Foi o n.º 11 dos “amarelos”, o ponta-de-lança Daniel Pires (Dani) que minutos antes do intervalo deu a vantagem ao Charneca com um golo repleto de oportunidade e os “verdes” do Montijo ficaram ainda mais “verdes” de raiva… porque, entretanto, foram dois jogadores seus expulsos.
        No recomeço da contenda Davitson Silva é posto fora do terreno ao ver um cartão vermelho directo... O árbitro a equilibrar as contas... Ainda com um jogador a mais em relação ao adversário a astúcia e o querer dos jogadores do CCFC fizeram miséria na defensiva contrária levando Jackson a bisar na partida e a fazer o 3-1. Pedro Pinheiro uma árvore robusta e frondosa do meio-campo visitante marca de cabeça, após canto, o quarto golo do Charneca e o jogo só dava... amarelo... entrecalando-se os cartões desta cor mostrados pelo árbitro, aos jogadores das duas equipas, e o amarelo dourado e brilhante do CCFC que encantava os CINCO adeptos fervorosos que instalados na bancada lateral aplaudiam com entusiasmo o seu clube! As correrias desenfreadas dos atacantes amarelos eram constantes... até que o veloz ala esquerdo Edson Castro Semedo... qual ironia do destino com o número CINCO ostentado no seu dorsal faz magia e empurra a bola para dentro da baliza do guardião Montijense! CINCO a um... resultado final.
     As CINCO conclusões deste jogo: 1 –Ganhar o jogo com justiça. 2 –Jogar esplêndido futebol. 3 –Fazer as contas e passar à fase seguinte com apenas menos um ponto em relação ao adversário. 4 –Continuar com aspirações legítimas à subida de divisão. 5 –Ser mais um Escalão do Charneca, do futebol de 11 com possibilidades de ser Campeão!
         
JUNIORES... JÁ ESTÃO NA 1.ª DIVISÃO!
        Quando faltavam CINCO jornadas para o fim do campeonato... os Juniores do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) subiram de divisão... vão jogar no próximo ano na 1.ª Divisão Distrital porque, neste caso... sobem directamente. Agora, quando faltam 4 jogos para terminar a prova espera-se mais 1 ponto... para o título de campeões, tarefa que pode ser conseguida no próximo jogo no Alentejo com o Grandolense.
        Eu tinha avisado... que quando usufruíssemos de um campo sintético... o Charneca ia mudar! Os resultados estão à vista. Juniores são os primeiros campeões!
        Os Juniores somam por vitórias todos os jogos disputados na segunda volta da competição! Têm o melhor ataque do campenato e apenas menos um golo sofrido em relação ao Brejos e Quinta do Conde mas o saldo de golos joga a seu favor e é positivo... imaginem... é de 25 golos! Estão a ler... vinte e CINCO golos.
        A vitória do sábado passado, dos Juniores do CCFC, perante o Palmelense (3-1) foi outro ajustar de contas porque este adversário foi o único a derrotar estes bravos jogadores nesta época oficial desportiva. Três a zero, em Palmela doeu... mas... foi um virar de página melodioso porque a partir desse jogo a equipa ganhou sempre!
        Desta feita os marcadores dos golos foram Rafael Cândido (o goleador da equipa); Cláudio Rebelo (o jogador do “golo olímpico”) e... Bruno Henriques (o único atleta do CCFC que em anos seguidos, com treinadores diferentes, em Juvenis e Juniores foi o vencedor do troféu “Trinar dos Canários”). Este golo do Bruno (nome com CINCO letras) foi a cereja no topo do bolo... um jovem humilde, educado e bem comportado... um exemplo da formação do Charneca! O seu modo de estar dentro e fora do campo tem raízes no CCFC conforme se comprova quando, ainda menino, representava as cores do Charneca, nos Infantis (A) e tinha como treinador e director respectivamente Vitor Guerreiro e Luís Rodrigues. (Eu andava “mortinho” para publicar esta fotografia que se segue... desculpem qualquer coisinha!)
        Também não havia necessidade... como diz a mãe do Herman José... do Bruno Henriques, após o jogo com o Palmelense, ao entrar no Bar do Cassapo, vir ter comigo e dar-me um cumprimento especial, gesto único e ímpar entre todos os jogadores do plantel, naquele momento! Eu que jogava às cartas, na terrível “sueca”... Foi um aperto de mão, com CINCO dedos... forte e dedicado! Foi um gesto que marca. Como éramos quatro a jogar... com a presença do Bruno Henriques ficámos... CINCO!                                        


JUVENIS TÊM... CINCO JORNADAS PARA SE APURAR
        Vai ser assim: Descanso na jornada 22. Ida a Paio Pires (23); Recebem no Cassapo o Almada (24); Deslocam-se ao Seixal 1925 (25) e fazem o último jogo com o Cova da Piedade (26). Neste momento só dependem de si... com um jogo a menos em relação ao Cova da Piedade e Almada estão somente a 2 pontos do líder que feitas as contas ganhando o jogo em atraso sobem ao 1.º lugar. Vitória fácil e inédita por 2-0 sobre o Corroios B. Golos do famoso “Pantera Negra” do “ZOO do Cassapo” (Miguel Quaresma) e de Ruben. É mais um escalão do CCFC que está a um pequeno passo de disputar a subida de divisão. Vamos acreditar que é possível.
                                                                                                                                            

INICIADOS DÃO CHAPA 10... NA DESPEDIDA!
          No último jogo do campeonato e já campeões de série os Iniciados não foram de modas e ganharam no Seixal por dez a zero! Se nas contas dos três os Iniciados venceram o Beira-Mar por 6-0 (fazendo 2x3=6), desta vez duplicaram de novo... porque as contas são de CINCO: 2x5=10. E, assim os Iniciados estão preparadinhos para o apuramento do campeão. Viva!
        Terminaram a competição, sem derrotas e com apenas seis (6) golos sofridos! Com alguma sorte teriam sido só... 5! Empataram uma única vez (na Piedade, 1-1) e... conseguiram a proeza de quinze vitórias... (15). Ainda alguém se lembra... dos “Aranhas”??? São mesmo estes, sim senhor! Na foto abaixo uma foto antiga, de Daniel Reis, onde aparecem nove (9) “Aranhas” agora Iniciados campeões de série da 3.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal.
                                                                                    

INFANTIS (A) SOMAM E SEGUEM...
        Nova vitória, desta vez perante o Monte de Caparica por 2-0. Os Infantis (A) seguem isolados na tabela, no Torneio Complementar, com mais dois pontos em relação ao Arrentela. Só numa única vez empataram e têm presentemente CINCO vitórias.
CINCO À MESA!
        Depois de Moçambique e Gabão foi a vez dos Dirigentes do Charneca confraternizarem com Brasil e Dinamarca e assim o CCFC vai ganhando raízes e laços de amizade por todo o Mundo. Num feliz jantar de amizade e convívio em ameno ambiente, no domingo passado conversou-se serenamente sobre futebol e formação... diferenças e semelhanças entre Países. Trocaram-se ideias novas e luminosas e criaram-se laços de amizade. No próximo fim-de-semana Brasileiros e Dinamarqueses vão conviver e jogar futebol com Portugueses no Campo do Cassapo no 1.º Torneio Internacional de Carnaval de Juvenis do CCFC.
                                                                                                                                                                                CINCO ABRAÇOS
Desta vez envio cinco abraços desportivos
aos meus incansáveis e fraternos leitores. (RO).





Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.