PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 23 »»» Tabuada dos Nove - Por: RO



EU ACREDITO... que os JUNIORES do CCFC, pelo menos, este Grupo... esta Época (2016-2017) vão aumentar a História de sucesso do Charneca de Caparica Futebol Clube!

ESTÁ NA HORA... VAMOS LÁ... FORÇA! (RO)
(R)eportagens (O)riginais N.º 23

Por:
Repórter de Ocasião

Tabuada dos Nove

A Tabuada, desde sempre, tem sido uma tarefa difícil de aprender, para os alunos da escola primária -nos dias de hoje, do 1.º ciclo. Eu, enquanto aluno, nesta 1.ª fase, na antiga primeira classe, também senti dificuldades em decorar toda a tabuada. Até à tabuada dos 5 ainda tudo corria bem e os números tornavam-se fáceis de assimilar... a partir daqui é que era uma chatice! Com a tabuada dos 6, dos 7, dos 8 e dos 9... é que eu não me entendia! A tabuada dos nove, então, era uma maçada fixá-la... até que um dia o meu avô paterno me ensinou uma táctica perfeita para decifrar a tabuada dos nove e eu cheguei à conclusão que, afinal, a tabuada dos nove era a mais fácil de memorizar! Com todos os números certinhos, no lugar devido e certo... tínhamos o mistério resolvido! Nem era preciso retê-la na memória. O meu avô confidenciou-me que também ele nunca conseguira aprender de cor a maldita e assombrosa tabuada dos nove mas, uma vez, num exame escolar, acabou com a maldição, sem saber como nem porquê... porque lhe calhou precisamente a tabuada dos nove como questionário e, naquele tempo, tinha que escrever a solução à vista dos professores! O meu avô só sabia que 9x1 era igual a 9 e que logicamente 9x10 seriam 90. Mesmo assim, não sabendo as restantes respostas... o meu avô passou surpreendentemente, e de um modo magnífico, no exame da tabuada dos nove, acertando em todas as soluções!...
            Ora, veja o caro leitor, como o meu gentil avô acabou com a praga da tabuada dos 9 seguindo o seu raciocínio, naquele glorificante exame:


            O TESTE:
            “9x1=9, esta é fácil. 9x10=90, esta também sei. Agora... ih... não sei mais nenhuma! Então, deixa-me cá ver... quantas questões é que eu não sei?...” (E, seguidamente, o meu avô, a partir de 9x2, até 9x9, foi enumerando as alíneas, por exemplo: Em 9x2, colocou o número 1 à frente... em 9x3, escreveu o n.º 2 e assim consecutivamente até numerar o 9x9 com o número 8. Depois, o meu avô chegou à conclusão que não sabia a solução de oito respostas e, para confirmar voltou a contar e a numerar as perguntas que não sabia, mas, desta vez, numerou-as de baixo para cima colocando o n.º 1 depois do 8 na questão 9x9, escreveu o n.º 2, ao lado do 7, na pergunta do 9x8 e continuando concluiu, na verdade, que não conhecia aquelas oito respostas da tabuada dos nove. Assinou e... passou no exame! Acertou em todas as questões!! A partir daqui descobriu como se tornava fácil aprender-se a terrível tabuada dos nove!)
            Ora, com todas estas explicações está lançada a matéria para eu escrever sobre a vitória robusta dos Juniores do Charneca de Caparica Futebol Clube sobre o Paio Pires Futebol Clube por concludentes NOVE a ZERO. Afinal, as festas fazem-se mesmo em casa... e foi com esta brilhante conquista que os JUNIORES se tornaram... finalmente CAMPEÕES!
            Recheados de inolvidáveis parabéns aqui registo os meus nove abraços aos primeiros campeões do CCFC... da Era Moderna.

Repórter de Ocasião, 31 de Março de 2014 
NOTA: O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.


 Passavam simplesmente NOVE segundos depois de iniciado o jogo de futebol entre os Juniores do Charneca com o Paio Pires quando José Pedro Santos (JPSpecial) pegou na bola, na sua ala direita, e com um disparo fortíssimo fez um golo monumental (!) levando a bola a entrar no canto superior direito da baliza do guarda-redes alvi-negro! Bola na gaveta como se diz na gíria futebolística. Enfim... o título de campeões estava mesmo... guardado na gaveta!
                                                                                     
                                         

  Aos dezoito minutos do encontro... o artilheiro-mor da equipa, o melhor marcador de golos de todos os escalões do CCFC da época passada, Rafael Cândido (RC7) resolveu fazer as suas diabruras do costume, lembrando os tempos idos do “ZOO do Cassapo” -quando estava alcunhado por “Diabo da Tasmânia” –e pela segunda vez, naquela tarde memorável de 29 de Março de 2014, enfia a bola nas redes dos visitantes.
»»» NUNO ANJOS, de ponta-de-lança goleador, a defesa-central igualmente goleador! Este atleta foi dos primeiros jogadores a visitar a relva sintética do Campo do Cassapo  aquando da requalificação do Pelado... fez questão de participar na festa e obteve o terceiro golo do jogo.                                                                                                                
                                                    
                                                                                                                                                                                                                                                                                            
Rafael Cândido, antes do intervalo, festeja o 4.º golo!!!
                   
                                     
 AO INTERVALO... (45 minutos) JÁ SE FESTEJAVA O TÍTULO DE CAMPEÕES !!!

  Mesmo trocando de botas, ao intervalo, JPSpecial
    bisa na partida e marca o 5.º golo do CCFC.
                                                                                                    

                 
De grande penalidade, Cláudio Rebelo, acertou as suas contas do título, ele que tinha falhado em Grândola tarefa idêntica! Desta vez foi certeiro e a contagem elevou-se para 6 – 0.
                                A ÁRVORE testemunhou... PENALTY.

Hat-Trick de
PEDRO SANTOS
Eleva o SCORE
Para 7-0

            A equipa do CCFC estava empolgada e extraordinariamente motivada para ser campeã com mérito e sagacidade e num livre soberbo superiormente marcado “À Camacho..” o jovem Cláudio Rebelo executa com primor o oitavo golo do encontro! O dia era de festa.

        Ao findar do desafio... a solução mais fácil! A cereja no topo do bolo! Um golo de Diogo Abrantes para mais tarde... recordar! Um prémio justo para um jovem com talento. Parabéns. Depois do seu golo (9-0), Diogo fez um gesto com as mãos transmitindo aos adeptos e colegas de equipa que “...isto não custo nada!... Ficamos por aqui! Já chega!” Concordei perfeitamente, até porque já não havia mais tabuada dos nove ou então a história seria outra!... 
                                                                                        
»»»  Fotos  RO


  


3 comentários:

  1. Ora bem está aqui a tal crónica...

    ResponderEliminar
  2. Bem visto amigo João Barros

    ResponderEliminar
  3. *** ESTA CRÓNICA FAZ PARTE DO ÁLBUM DAS "MELHORES"... ESCRITAS PELO "REPÓRTER DE OCASIÃO"!! BOM TRABALHO DE PESQUISA... João Barros e Ricardo Matos!! (RO).

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.