PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 91 - OS CARTEIROS »»»» (Série Completa) - 12 Episódios

HOMENAGEM À EQUIPA DE FUTEBOL DE PRAIA DO CCFC - 2016


OS CARTEIROS (Equipa de Futebol de Praia do CCFC – 2016)
»» OS CANÁRIOS DA PRAIA DO OURO ««

TODOS OS EPISÓDIOS: (ÚLTIMO JOGO)

Episódio 01 - OS CANÁRIOS DA PRAIA DO OURO (EU ACREDITO! - Acreditar)
Episódio 02 - SENSIBILIDADE E ASTÚCIA A RODOS
Episódio 03 - UMA PRESENÇA BEM VINCADA (3.º Lugar na Fase de Grupos)
Episódio 04 - OS JOGADORES DOS AMIGOS DA COSTA
Episódio 05 - VAMOS AOS NOSSOS GOLOS
Episódio 06 - O SELO-REAL E O MESTRE-CARTEIRO
Episódio 07 - JANTAR/CONVÍVIO
Episódio 08 - DEDICATÓRIA ESPECIAL (SM)
Episódio 09 - UMA CARTA PARA A "CMA"
Episódio 10 - AS PALAVRAS DOS PROTAGONISTAS-ARTISTAS
(Textos de: António Campos, Paulo Antunes, Nuno Ferreira, Luís Rodrigues, Sérgio Marques, Pedro Santos e Ricardo Silva.)
Episódio 11 - AS PALAVRAS DOS PROTAGONISTAS-ARTISTAS
(Texto de: José Manuel Santos - JMS - Presidente do CCFC)
Episódio 12 - AS PALAVRAS DOS PROTAGONISTAS-ARTISTAS
(Texto de: Nuno Moreira - Chalana - Jogador/Treinador)  
»»» ISTO NÃO É UMA REPORTAGEM... É UMA OBRA DE ARTE! (RO)


(R)eportagens (O)riginais n.º 91
Por: Repórter de Ocasião
OS CARTEIROS
Episódio 01
OS “CANÁRIOS DA PRAIA DO OURO” vestiram e juntaram os coletes e foram à luta... medindo forças com OS AMIGOS DA COSTA! Ficaram assim mais “amarelinhos” e voando solenemente, nas areias douradas de Sesimbra, foram carteiros da dignidade e determinação -como muito sagazmente comentou o Mensageiro-Mor, Presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC), José Manuel Santos, -distribuindo cartas de atitude, garra, empenho querer e desejo, humildade, entrega e ambição, entusiasmo e genialidade! Mas, a melhor e mais estimulante mensagem fora anunciada na madrugada antecedente a este extraordinário jogo quando o Carteiro-Mor deste fenomenal grupo de mensageiros, Sérgio Marques, escreveu nas redes sociais que “...aconteça o que acontecer, venha quem vier... Grande Orgulho nesta Equipa! Está provado que o Futebol de Praia está no ADN deste Clube (CCFC)!” Na hora do almoço, muito perto do meio-dia, três horas antes do início da partida, Luís Rodrigues, o Carteiro-das-Crónicas, motivava, ainda mais, os “Canários da Praia do Ouro” com a publicação de um “Postal Ilustrado” nas páginas do “Facebook” onde se via a imagem de Edgar Moreira proferindo: “EU ACREDITO!”
         Este conjunto de factores não sei, sinceramente, se contribuiram, de alguma maneira, para a brilhante vitória de 6-5, do CCFC, perante OS AMIGOS DA COSTA pois, os golos são marcados pelos jogadores... eles é que mostram e revelam o seu talento... todavia, também reconheço -e consigo perceber claramente -que um conjunto de coisas muito pequeninas... acabam por realizar, configurar e materializar-se numa causa enorme!

Episódio 02
SENSIBILIDADE E ASTÚCIA A RODOS 
         Um desafio desta natureza, quer seja no Futebol de Praia, ou noutra modalidade qualquer, quando os objectivos estão mesmo ali... para serem conseguidos após o término da contenda... leva os próprios jogadores e também os assistentes a cometerem algumas peripécias e afirmações que tornam interessantes e direi, até, fantásticos, os momentos que dispensamos para estar atentos a estes acontecimentos e foi o que aconteceu nalgumas situações que irei referir sem, no entanto, me pronunciar sobre arbitragem, piropos e exaltações entre atletas de ambos os lados porque, quanto aos juízes da partida, não me considero perito na matéria e em relação aos jogadores compreendo, perfeitamente, que os encontrões, palavras menos próprias e alguns gestos e acções menos respeitosos apenas surgem no desenrolar da disputa devido ao calor, frenesim e excitação que o mesmo provoca, produz e incita em ambas as equipas! Alguns minutos após o apito final do árbitro ou do cronómetro... todos se dão bem e cumprimentam-se. 

         A determinado momento do jogo... já perto do final... fazia-me confusão ver o guarda-redes do Charneca de Caparica, Carlos Oliveira (NINI), a actuar com o braço direito descaído enquanto somente utilizava o esquerdo para receber a bola e lançá-la aos colegas... enquanto aparentava muito sofrimento! Dizia, para mim: “Então, o “Nini” não é substituído?” de repente, quando foi mesmo necessário e oportuno, o Carlos Oliveira lançou, com o seu braço direito, uma bola para o Nuno Moreira (Chalana) que quase dava... golo! Por artes mágicas aquele braço, dorido e abananado, ficou curado e fortalecido! 

CHALANA (Nuno Moreira) marcou dois golos... e, para comemorar, correu, sempre, pausadamente, para a bandeirola de canto... para receber os abraços dos colegas/pupilos! Vim a saber, depois, que nos festejos dos golos... o cronómetro não pára e, assim, os “Carteiros” sempre ganhavam alguns segundos porque, durante todo o encontro, nunca estiveram em desvantagem no marcador! Ora, estão mesmo a perceber que... os jogadores caminhando da bandeirola de um dos cantos até ao centro do terreno, para se reiniciar o desafio, originam a “queima” de algum tempo! Quem sabe... sabe! 
         Numa destas ocasiões, um dos árbitros, já habituado a estas manhas, advertiu com autoridade o Mestre-Carteiro (Nuno Moreira) que não hesitou em responder e dizer ao juiz, de um modo eufórico e ainda com mais astúcia, as seguintes palavras que se ouviram na COTOVIA: “Deixem o “velho” festejar!”
         José Manuel Santos, Presidente do CCFC, não cabia em si, de contente, perante esta histórica vitória dos “Canários da Praia do Ouro” (Equipa de Futebol de Praia do Charneca de Caparica) levando-o ao ponto de afirmar que em toda a sua vida desportiva haviam dois momentos que foram os MELHORES, para si: Primeiro, a vitória de PORTUGAL, CAMPEÃO EUROPEU de Futebol de Onze! Segundo, esta inquestionável e inequívoca conquista, deveras incontestável, do CCFC sobre OS AMIGOS DA COSTA!
         Estava radiante, JMS, esquecendo-se dos maravilhosos golos que marcou, nos seus gloriosos tempos de talentoso jogador, após cantos efectuados por si (!)... golos conseguidos do meio-campo, após chutos dos guarda-redes contrários, etc, etc... enfim... ele é que sabe!

Episódio 03

UMA PRESENÇA BEM VINCADA
 
         Muitos ficaram surpreendidos com a classificação final dos “Canários da Praia do Ouro” (Equipa de Futebol de Praia do CCFC) porque os comentários depreciativos e com enorme desdenho ouviram-se, em surdina, aqui e acolá, no decorrer dos jogos, em Sesimbra, na Praia do Ouro! Não vale, agora, a pena, dizerem que isso não sucedeu porque... É VERDADE! Bons samaritanos... existem por aí... aos molhos! Mas... eu sou de opinião que não é preciso parecer... ser honrado é necessário... SÊ-LO!
         Para aqueles que afirmaram de um modo insonso, com um sorriso matreiro, que o Charneca de Caparica Futebol Clube apenas iria “marcar presença” no Torneio... eis uma resposta bem vincada, com clareza e evidência... do GRUPO/EQUIPA que resultou no terceiro (3.º) lugar da classificação! Não deu... ou não vai dar apuramento... claro mas, os que não acreditaram no CCFC, devem andar, agora... de queixo caído! E, como diz o velho ditado: mais vale ser 3.º do que 4.º ou... 5.º e por aí adiante! 
BRAVO, RAPAZES... FIZERAM HISTÓRIA!



Episódio 04
OS JOGADORES DOS AMIGOS DA COSTA  
         Os AMIGOS DA COSTA (e também Amigos do CHARNECA –uma Equipa recheada de talento e de exímios jogadores, nossos velhos conhecidos!) pareceram-me muito concentrados no jogo e, se não me levarem a mal, talvez algo convencidos de que o resultado final, com maior ou menor dificuldade, penderia sempre... a seu favor! Esta é somente a minha humilde opinião.  
         Ricardo Aires, quase intransponível, resolveu tudo o que havia para desfazer dos ataques do CCFC... apenas sendo “batido”, por duas vezes, pelas cargas explosivas e compenetradas do “velho” Nuno Moreira!
         Carlos Carvalho, com arte e habilidade ao serviço do futebol, quase ia baralhando as contas do CHARNECA, com a sua velocidade, oportunidade e sagacidade marcando um golo de belo efeito! Gostei de vê-lo. 
         Sérgio Daniel, sempre muito activo e irreverente nunca baixou os braços e dentro do terreno do jogo foi um guerreiro autêntico! Fez um golo.
         Fábio Carvalho, defende com honestidade e muita dedicação as camisolas que enverga e, desta vez, não foi excepção! Confirmou-se. Boa atitude em campo, com garra e compromisso. É um lutador. 
         Pedro Barral só sabe jogar bem! É um jogador LA FINESSE! Fino, súbtil e terrível, com espaço! Para mim é um atleta excepcional, terrível! Marcou 3 golos (hat-trick), e um “disparo” do “meio-da-rua”, de livre, na diagonal, mesmo sem espaço necessário para a tarefa resultou num golo fenomenal! Parabéns.

Episódio 05
VAMOS AOS NOSSOS GOLOS  
         A partida começou muito cautelosa para ambos os conjuntos, talvez devido ao respeito mútuo e ao enorme calor que se fazia sentir porque a mesma se iniciou às 3 horas da tarde!  
         Tudo parecia morno quando o lento, “devagar” e “devagarinho” mas muito vigoroso e fortíssimo Ricardo Silva resolve atirar uma “bomba” para a baliza contrária! GOOOOLO! O “Bolacha” cerrou os punhos e ajoelhou-se (não dava para correr...) enquanto era abraçado pelos seus companheiros!
         Depois deste golo... OS AMIGOS DA COSTA continuaram tranquilos... até que o enérgico e versátil Rui Cunha (Ruizinho) volta a acordar, de novo, as hostes do CCFC... com um “tiro” mortífero que faz a bola só parar no fundo das redes azuis e brancas! Sem hipóteses. Dois a zero... a favor do CHARNECA! Esperava-se pelo intervalo, quando se aproximava o final dos 12 primeiros minutos dos três períodos obrigatórios, quando Paulo Antunes (Babodja) sai da sua baliza para ir agarrar uma bola que parecia perdida na linha lateral... Um desentendimento com um defesa seu, creio que, com João Oliveira, resulta num lançamento para a baliza deserta e, aí... OS AMIGOS reduzem para 1-2. Nada perdido... entretanto, veio o primeiro descanso.
         No recomeço apareceu um CHALANA (Nuno Moreira) em grande forma, a correr, a gesticular, a rectificar posições e... a marcar! Três a um... para o CCFC! Lindo. O acreditar estava em evolução.
         Passados alguns segundos, Carlos Oliveira (NINI), um dos guarda-redes do CCFC, lança a bola, em profundidade... na direcção do mágico PEDRO SANTOS e... a magia voltou a acontecer (!)... Este menino... não deixou a bolinha cair na areia escaldante e desferiu um portentoso remate, de primeira, que fez arder as redes do guardião contrário e também os corações dos seus adeptos e estupefactos assistentes do desafio! A redonda... nunca mais se viu... mas, toda a gente percebeu que... FOI GOLO! QUE GRANDE GOLO! ESTUPENDO! SENSACIONAL! MAGNÍFICO! Só mesmo ao alcance dos predestinados. Mais uma vez, Pedro Santos não me deu tempo para fotografar o momento que foi magistral e eloquente! Bravo, PEDRO SANTOS!
         Desta vez, a bola repelida, com intenção e brilhantismo, não ficou ali, coladinha, aos seus pés, tipo “pega-monstro”... conforme escrevi na “Crónica Ocasional n.º 98 – Factor P e que passo a transcrever:  


“...quando a bola esbarra nos seus pés ela fica, ali, coladinha tipo “pega-monstro” –aquela espécie de gelatina peganhosa que os miúdos atiram às paredes e lá fica colada se ninguém a for buscar! Quando a bola está nos pés do Pedro Santos... o jogo pára... fazem uma pausa os companheiros... olham perspicazes os treinadores... ficam curiosos os adversários... presenciam admirados os árbitros... enchem-se de júbilo os adeptos e até os pássaros que circundam ocasionalmente no ar... planam e deixam de voar! E... isto porquê? Porque quando a bola está dominada pelas chuteiras do “Pedrão”... ninguém sabe o que vai acontecer... Os adeptos do Charneca esperam coisa boa... o público adversário adivinha desgraça e reza em surdina para que nada de mal... advenha, no imediato... às suas equipas... perante o génio, sagacidade e habilidade do jogador –Pedro Santos.”    

Episódio 06
O SELO-REAL E O MESTRE-CARTEIRO
O resultado, depois desta obra maravilhosa destinada ao Museu do Futebol de Praia (o golo de Pedro Santos!), ficou em 4-1, a favor de “Os Canários da Praia do Ouro”. O CCFC pausou os seus movimentos e aproveitou para rodar jogadores que igualmente não viraram a cara à luta e se bateram com dignidade como foram os casos de NECA (João Neves) e EDY (Edgar Moreira) enquanto Nuno Ferreira (o melhor goleador da Equipa!) que desta vez... ficou em branco e José Miguel (Johny Walker), robustos e estáveis iam chegando para segurar a vantagem. No entanto OS AMIGOS DA COSTA sempre crentes e obsessivos num bom resultado... reduziram para 3-4, devido ao tal protagonismo da genialidade de Pedro Barral. Temeu-se o pior... até que...  
...Novamente o “Carteiro” Pedro Santos se decidiu a entregar mais uma carta, carimbada com um selo-real, aos AMIGOS DA COSTA! O remate, a carta proveniente da realeza, saiu certeiro(a) em direcção da baliza do opositor... levava um selo-real... o guarda-redes viu o seu trajecto, ao longe e deu um passo em frente, para receber a missiva, com dignidade! Um imprevisto... aconteceu: a carta com o selo-real, a bola, embateu inadvertidamente na perna dum defesa... subiu, subiu, subiu... levada pelo impacto cortês e... desceu, desceu, desceu... até se aninhar nas redes macias dos AMIGOS DA COSTA para desespero do guarda-redes que em desequilíbrio ainda tentou recebê-la como era a sua obrigação! CINCO A TRÊS... para o CHARNECA! Perfeito.
Os obstinados da COSTA continuaram com o seu coerente e cuidado futebol e em dois lances de insistência e pertinente trabalho... empataram, pela primeira vez... O JOGO! Cinco a cinco. Faltavam poucos minutos para o desafio terminar. Edgar Moreira (EDY) falhou o golo por duas vezes e desgostoso, ao ser substituído, comentou para o seu Pai, CHALANA (Treinador – Nuno Moreira): -Falhei! Não vamos conseguir!!
-Espera lá... que o Pai já resolve... –proferiu Chalana.
O MESTRE-CARTEIRO, Nuno Moreira, regressou à contenda e passados alguns segundos... RESOLVEU! MARCOU! Entregou, de modo sublime, em bandeja de prata, nas areias douradas da Praia do Ouro, a última carta... 6-5! EXULTOU! CONGRATULOU-SE! Correu para a bandeirola de canto... recebeu os abraços fraternos do filho e dos seus pupilos e gritou com todas as suas forças: -DEIXEM FESTEJAR... O VELHO! Fez HISTÓRIA. Nada de que ele já não estivesse habituado, noutros tempos... onde também foi CAMPEÃO!!!



Episódio 07

JANTAR/CONVÍVIO 
       A Festa deste êxito, dum conjunto formado, quase à “última-hora” (!), terminou num acolhedor Jantar/Convívio, na Sede do Sporting Clube da Corvina (SCC) onde, a maioria destes Atletas e também o Presidente do CCFC, JMS, têm raízes neste Clube! Comeu-se Frango Assado, confraternizou-se e fortificaram-se mais, ainda, os laços-de-amizade entre um Grupo de Pessoas que há trinta dias... atrás poucos se conheciam... uns aos outros! Pela minha parte, contribui com aquilo que sei fazer melhor... para aperfeiçoar mais este brilharete do CCFC... sempre diferente! Aqui registo um abraço, especial, para estes, meus NOVOS AMIGOS! Saúde, da boa... para TODOS!
(RO)


Episódio 08

DEDICATÓRIA ESPECIAL
         Não é costume dedicar uma crónica, ou uma reportagem, a qualquer dos meus Amigos.. acontece de tempos a tempos... quando acho e considero oportuno que é... para o assunto não se tornar trivial nem paupérrimo e é preciso que os Leitores se convençam de que... quando há dedicatória é porque... realmente É MERECIDA! 

        Ora, este trabalho (OS CARTEIROS) poderia ser dedicado a NUNO MOREIRA, NUNO FERREIRA, JOSÉ MANUEL SANTOS, ou outro qualquer protagonista deste acontecimento fantástico do CCFC! Todavia, desde o primeiro momento, desde a primeira hora, desta enorme aventura, que eu cogitei e disse cá para os meus cordelinhos que... este documento teria que ter um “Padrinho” e, esse mesmo... não podia ser outro... a não ser o SÉRGIO MARQUES (CTT)! Cá está... a justificação, limpinha, limpinha... para o título desta NOVELA: OS CARTEIROS! É que SM é Carteiro de Profissão!

        Muito obrigado SÉRGIO MARQUES pela tua dedicação, insistência, perseverança, obstinação, até teimosia... (espero que conheças todas estas palavras... e não precises de recorrer... ao Léxico!) para levar por diante esta (e outras!) Equipas de Futebol de Praia do CCFC! Sei que o Presidente JMS contactou o CHALANA e mexeu-se para dar Vida ao projecto... NUNO MOREIRA foi audaz, competente, trabalhador, e batalhador... Nuno Leal e António Campos foram exímios Colaboradores... Os jogadores foram excedíveis em dedicação e compromisso mas, tu... SERGINHO MARQUES, para mim... foste o principal MENTOR deste PLANO! EU tenho e fiquei com esta sensação, deste há uns 2 ou 3 anos a esta parte! Como tal, esta maratona de publicações (OS CARTEIROS) é essencialmente dedicada para premiar o teu esforço e desejo de levar em frente... uma CAUSA!!
Parabéns. (RO)


Episódio 09
UMA CARTA PARA A CMA  
         EU... (Repórter de Ocasião, para não referir desnecessariamente Luís Rodrigues -Presidente vigente da Mesa da Assembleia Geral do Charneca de Caparica Futebol Clube –porque está definitivamente incrustado no íntimo das Pessoas o “RO”! Desta jamais me livrarei...) não joguei, nem pratico, Futebol de Praia pelo CCFC mas represento este mesmo bem-afamado Clube noutras vertentes e atrevo-me a escrever esta carta e remetê-la/dirigi-la à Câmara Municipal de Almada (penso que todos perceberam que a sigla CMA representava este destinatário!) tentando ser igualmente um “Carteiro” inserto neste fantástico e original Grupo (Canários da Praia do Ouro-2016). É uma missiva, sem selo... embora fique descrito na mesma o meu cunho pessoal! Sei que estas minhas palavras chegarão ao seu destino.

         Destinatário: CMA, no seu todo, sem alvitrar nomes... incluindo todos os Órgãos Autárquicos do Concelho.

         Charneca de Caparica, 28 de Julho de 2016
         No modesto Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) primeiramente apresentamos trabalho (A Direcção e o seu Presidente), coerência de métodos, transparência, credibilidade e o intrínseco valor, inquestionável, dos nossos Trabalhadores e Atletas/Jogadores. Veja-se o que sucedeu com a requalificação do Campo de Jogos do Cassapo que se transformou um terreno árido e lamacento, em dias chuvosos, num luzidio e bem composto relvado sintético, claro está com o apoio/subsídio da Câmara Municipal de Almada. Todavia, para que tal se tornasse realidade... foi necessário uma enorme UNIÃO dos Órgãos Sociais do Clube e um gigantesco movimento de Espírito de Grupo que imbuídos num esforço colectivo propagandearam as suas acções de modo claro e incontestável e levaram as suas límpidas e genuínas mensagens às Autarquias do Concelho!
         E, assim chegou o Relvado Sintético para o Campo do Cassapo! Mas... logo, aí, no momento, na ocasião... o nosso virtuoso Presidente José Manuel Santos, em vez de festejar desmesuradamente, avisou tudo e todos e “tudo e todos” são a Nação CCFC e as Autarquias do Concelho que... o que está feito... realizado está... mas... QUERÍAMOS MAIS!
         No ano seguinte todas as Equipas de Futebol de Onze do Clube ascenderam a um patamar superior nos seus próprios Campeonatos e estão a ser reunidas, condições, no presente, para uma ou duas Equipas do CCFC chegarem a representar o Charneca de Caparica Futebol Clube nas Provas Nacionais! Não tenho dúvidas.
         O trabalho da Direcção continua em acção, com propósitos bem definidos, com determinação e entusiasmo... estagnação não é palavra que conste no léxico do CCFC! Contudo... continuamos a precisar, urgentemente, de MAIS APOIO do Poder (desculpem a palavra...) Autárquico! Sei que existem mais Clubes e todos pretendem ajuda mas... aqui, nesta casa... primeiro damos provas do nosso valor e... só depois, solicitamos auxílio!
         O brilharete conseguido pela Equipa de Futebol de Praia do CCFC (2016), classificada em 3.º lugar, na Fase de Grupos do Campeonato Nacional da especialidade, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Associação de Futebol de Setúbal (AFS)... merece ser considerado como um feito histórico, para que este trabalho não caia no esquecimento, porque o GRUPO revelou altruísmo, dedicação e espírito competitivo... porque a EQUIPA foi construída, quase à última-da-hora... porque os jogadores pouco sabiam uns dos outros... porque o CONJUNTO não tinha um espaço (CAMPO!) para treinar e os adversários (os entendidos, todos sabem!) eram de força maior, bem vistos e enormemente representados nesta modalidade!
         Com muitas poucas condições para se competir, a este nível... “Os Canários da Praia do Ouro – CCFC” mostraram ser dignos e tudo fizeram para que sejam reconhecidos como dignos e briosos numa modalidade que pode ter um futuro risonho no Charneca de Caparica Futebol Clube!
         Ora... mais uma vez e como é timbre neste Clube, o trabalho foi apresentado sem MÁCULA! Cabe, agora, aos responsáveis Autárquicos olharem para NÓS... e evidenciarem todos os esforços para que, no próximo ano, o Charneca de Caparica Futebol Clube disponha de um Campo de Futebol de Praia para treinos e evoluir da modalidade! 
         Desculpem... esta minha ousadia!
         Luís Rodrigues – Repórter de Ocasião (RO) 
        Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC

Episódio 10
AS PALAVRAS DOS PROTAGONISTAS-ARTISTAS
        
ANTÓNIO CAMPOS - Director
“-Não é por acaso que somos diferentes e como o nosso Presidente diz... podem jogar noutros Clubes mas não é a mesma coisa!
Viva o Charneca de Caparica Futebol Clube!!”


PAULO ANTUNES (Jogador Guarda-Redes)
“-Fomos uma grande Família... e assim se conquista amizades novas e, para mim, foi um prazer enorme poder jogar com vocês todos e estar com estes Diretores e com o sr. Luís (RO) que era o nosso repórter... e agradecer ao Presidente do Charneca esta oportunidade de vestir esta camisola!”


NUNO FERREIRA (Jogador – Melhor Marcador do CCFC)
“-Muito bom amigo Luís Rodrigues! Justo e merecido.
Um prazer tremendo conhecer este craque Sérgio Marques! Que gente tão boa. Nunca o vi triste, chateado, nada! Sempre feliz e pronto a ajudar.
Ganhei um bom Amigo.
Obrigado.



Nuno Ferreira para Luís Rodrigues
10.Julho.2016 às 13:12 horas
“-Hoje é a minha vez de agradecer!
Obrigado pelo apoio e acreditem em nós!
Abraço.”

Luís Rodrigues Escreveu: Repórter de Ocasião - RO
»»» NASCEU UMA NOVA AMIZADE
“-Antes do início do jogo, deveras importantíssimo para as aspirações desta curiosa Equipa de Futebol de Praia do CCFC, abeirei-me junto de Nuno Ferreira, o melhor marcador do Grupo, e disse-lhe, quase exigindo, que ele ia marcar três golos (um... hat-trick) naquele desafio! O jogo correu-nos bem, de satisfaz feição, devido ao empenho e garra, atitude e crença dos jogadores e, de repente, Nuno Ferreira já tinha marcado dois golos... quando o jogo se aproximava-se do fim... e o resultado estava em 6-5 a favor dos “Canários da Praia do Ouro”! Num lance de perseverança Nuno Ferreira ganhou um livre em prol do CCFC. Ele próprio o marca, como é norma nesta competição e... faz golo! SETE A CINCO (7-5) para o CHARNECA!! Nuno... não se conteve e correu para a objectiva do “RO”! -Obrigado, obrigado, gritei... EU!
Nuno Ferreira com os dedos da sua mão direita mostrava-me que estava feito o “Hat-trick”! OBRIGADO. Estas ocasionais coisas, estes pequenos pormenores, originais acontecimentos de somenos importância... poderão nada significar para alguns mas... por vezes, resulta, quando há dedicação, amizade, ambição, força, querer, saber estar e ser e, sobretudo, paixão por uma causa e valores que não se desperdiçam por dá cá aquela palha! Agora, estou convicto que quando Nuno Ferreira partiu para a marcação daquele livre, depois de já ter marcado 2 golos... que se lembrou das palavras do “RO”... e aí... resultou: FEZ-SE LUZ!
Com o resultado em 7-5, a favor do CCFC, o Zambujalense ainda marcou um golo... que não evitou uma vitória magnífica e de raiva dos “Canários da Praia do Ouro” do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC).
                                                                            
NUNO FERREIRA
Muito bom Amigo Luís Rodrigues!
A homenagem ao Sérgio Marques é justa e merecida!
Um prazer tremendo conhecer este craque Sérgio Marques! Que gente tão boa. Nunca o vi triste, chateado, nada! Sempre feliz e pronto a ajudar.
Ganhei um bom AMIGO.
Obrigado.


SÉRGIO MARQUES
Grande Nuno Ferreira porque assim é! (És grande). Felizmente o meu Karma tem sido este, as Pessoas que de alguma maneira entram na minha vida, são grandes pessoas mas principalmente com grandes corações! E tu e a nossa Equipa... revelaram-se todos... mas todos, gente de corações enormes! Para mim, tal como sucedeu noutros anos... é o suficiente para estar motivado a continuar. Grande obrigado. E aquele feeling que tinhas tudo para esta modalidade era só uma certeza. Abraço.

PEDRO SANTOS
Nem há palavras para descrever o Grupo fantástico que somos e as Pessoas maravilhosas que conheci..., isto não acaba aqui maltinha... havemos de jogar mais vezes juntos! 
Obrigado por tudo agora... deixem o velho festejar... Nuno Moreira!


RICARDO SILVA
11.00 horas  »»»  25 . Julho . 2016

Bem... foram dois meses de trabalho com grandes Atletas e grande Staff... Sem vocês este 3.º lugar conquistado no Campeonato Nacional de Futebol de Praia não seria possível... honramos a camisola do Charneca de Caparica ao mais alto nível, obrigado por estes dois meses meus Amigos!...

A quem dizia que o Charneca da Caparica ia ser o bobo-da-corte enganou-se porque lixamos as contas a muitas Equipas que eram favoritas....

Pedro Santos, Edgar Moreira, Paulo Antunes, Nuno Moreira, Nuno Ferreira, Sérgio Marques, António Campos, José Manuel Santos, Luís Rodrigues, Rui Cunha, José Miguel, Gonçalo Salgueiro, Manaças, Nuno Leal, Rafael Cândido, Pé Curto, NiNi, Neca, Bolacha, João Oliveira, Morgado e Paulo Paiva.


Episódio 11
AS PALAVRAS DOS MESTRES PROTAGONISTAS
(Mensageiro-Mor e Mestre-Carteiro) 
José Manuel Santos - 26.Julho.2016

“SOMOS UM CLUBE COM MÍSTICA”

Defendemos os interesses do Clube e da Vila da Charneca de Caparica, pela virtude, e com atitude, respeitando, sempre, os nossos adversários... está no nosso ADN (como diz Sérgio Marques).

Temos consciência que qualquer Atleta que passe pelo CCFC, se irá recordar, para sempre, dos bons momentos que aqui passou... é uma mística inigualável!

No CCFC elevam-se Atletas, Técnicos, Dirigentes, Associativismo e Autarquias, como em quase lado algum se faz, sem qualquer dúvida... que o trabalho conjunto da Direcção/Repórter de Ocasião não se pode igualar, e é isso que nos torna diferentes!

Será sempre uma honra pertencer a esta grande Instituição que cada dia que passa mais se agiganta perante o olhar de todos.

Vamos continuar o nosso trabalho a fim de conquistarmos o nosso lugar de destaque e o respeito de todos os nossos adversários e parceiros… como diz o nosso companheiro Henrique Santos... "Uma estrada sem fim" .

JMS (José Manuel Santos – Presidente do CCFC)


Episódio 12
AS PALAVRAS DOS MESTRES PROTAGONISTAS
(Mensageiro-Mor e Mestre-Carteiro) 
Nuno Moreira (Chalana) - 25.Julho.2016

“Hoje digo... sem margem para dúvidas, estarás para sempre no meu coração, Charneca de Caparica Futebol Clube.”

Nuno Moreira (Chalana)
12.00 horas. 25.Julho.2016

Bom dia, venho por este meio agradecer ao Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC), ao seu Presidente, José Manuel dos Santos, aos seus Diretores de Futebol de Praia, Sérgio Marques, Nuno Leal e António Campos, a todos os Jogadores que fazem parte da Equipa, ao Repórter de Ocasião (RO), Luís Rodrigues e a todos os Adeptos que nos apoiaram, -nos maus e nos bons momentos, -Adeptos esses dos quais eu destaco o nosso grande e generoso “apanha bolas”... “Campinhos”!

Queria deixar, aqui, o meu apreço à Equipa fantástica com a qual que tive o prazer de jogar e treinar, e dizer-vos que foi um orgulho imenso partilhar treinos, balneário, jogos e grandes jantaradas com esta maltinha maravilhosa! Dizer-vos que a Vida é feita de aprendizagem e eu, com vocês... jogadores, aprendi muitas coisas que no futuro me vão fazer melhor e mais forte, de certeza! O meu obrigado, a todos, sem exceção.


Não querendo fazer o lugar do nosso grande Amigo, “Repórter de Ocasião-RO”, (Luís Rodrigues), até porque não tenho muito jeito para isso..., vou tentar fazer aqui uma crónica minha, que ele, “Repórter de Ocasião”, poderá aprimorar com o dom da escrita que só ele tem, mas não poderia deixar de dizer isto...
                                                                    
»»» Durante os 23 anos e alguns meses que estou casado com a minha bela Esposa, Susana Moreira, fomos abençoados com 4 filhos maravilhosos, 3 raparigas e um rapaz, rapaz esse de quem eu vos vou falar, Edgar da Silva Moreira (EDY, para os Amigos!).

Quero expressar o quanto é gratificante para um Pai que sonhou poder jogar, um dia, com o seu filho, partilhar treinos, disputas de bola, ensinamentos, algumas trocas de palavras mais intensas, ajudas mútuas, em prol de um objetivo, e a cereja no topo do bolo, jogarem juntos e marcarem ambos um golo no mesmo jogo (!) envergando a mesma camisola e, de repente, aconteceu mesmo, mas não em sonho, sucedeu na realidade, por isso, obrigado EDY, como te chamamos carinhosamente, obrigado por teres tornado possível o meu sonho, obrigado por me fazeres o Pai mais Feliz do Mundo! Jamais me vou esquecer do Clube que me proporcionou este feito e do seu Presidente, por isso, obrigado Charneca de Caparica Futebol Clube e obrigado Sr. Presidente, José Manuel dos Santos (JMS).

Hoje digo... sem margem para dúvidas, estarás para sempre no meu coração, Charneca de Caparica Futebol Clube.
Abraço maltinha....                                  

Nuno Moreira

Nuno Moreira, sobre Sérgio Marques:
Bem merecida, a Homenagem/Dedicatória do Repórter de Ocasião” (RO) a um homem com H GRANDE, sempre pronto a ajudar, sempre pronto a unir fileiras e a defender sempre, da melhor forma, o bom nome do Charneca! Palavra do “Velho”.              
Grande abraço.


Repórter de Ocasião (04 de AGOSTO de 2016)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.