PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

CRÓNICA OCASIONAL n.º 101 - Por: Repórter de Ocasião »»» Carta aberta ao Senhor Marcos



        Crónica Ocasional n.º 101

 Carta Aberta ao Senhor Marcos

Por: Repórter de Ocasião

Charneca de Caparica, 10 de Junho de 2014  



Meu Caro Amigo Marcos:
     Já passaram alguns dias desde a última vez em que nos encontrámos e conversámos sobre o Charneca de Caparica e outros acontecimentos da nossa vida particular e profissional, como é costume entre pessoas de bem e que se estimam reciprocamente. Preocupado e estranhando a sua falta, nos lugares do Cassapo, indaguei por si e foi-me comunicado pelo JMS, honroso e amigo Presidente do CCFC que o senhor viajara até ao Brasil para tratar das tais coisas mais importantes das nossas vidas mesmo que no presente, nesse amistoso País, esteja prestes a iniciar-se mais um Campeonato do Mundo de Futebol... as outras tais causas que são as mais importantes das menos influentes das nossas vidas!
     O meu amigo Marcos, humilde e generoso, como é o seu timbre, meu companheiro de muitos conselhos e sugestões de como encarar a vida em momentos de tenaz turbulência... teve a gentileza de se ausentar sem me informar pessoalmente (porque teve ocasiões para isso) sobre os motivos que o obrigavam a fazê-lo, sabendo eu, agora, que as causas foram emocionalmente de força maior! Deduzo que a sua acção, mais uma vez, se elevou em nobreza porque eu reconheço que tal procedimento foi para não me atormentar com mais os seus problemas!... Obrigado. Espero e desejo muito sinceramente que a saudável postura, carinho e os bons modos que lhe reconheço sejam suficientes para acompanhar de perto os seus mais queridos dando-lhes conforto, presença e amizade e aproveito para enviar, através desta missiva, a minha total solidariedade a
todos vós, que certamente me irão ler, e dizer-lhes que estão de modo permanente no meu pensamento. Quero o melhor para todos.
     Aguardando serenamente o seu regresso, meu caríssimo amigo Marcos Lourenço, quero transmitir-lhe que os seus “Aranhas”, os meus “Aranhas”, os “Aranhas” do Senhor Moura, enfim, os “Aranhas” do Cassapo, do CCFC, subiram de divisão! Ganharam o último jogo ao campeão União Fabril, por 2-1, igualando, em pontos, esta equipa na classificação, apenas perdendo o título de campeão por uma diferença de meros três (3) golos! Veja lá. Mas, pronto, para o ano, os Iniciados do Charneca de Caparica (CCFC) vão disputar o campeonato distrital da 2.ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal. Foi uma proeza histórica deste grupo que se juntaram aos Seniores que também subiram de divisão e aos Juniores e Juvenis estes, sim, com o título de campeões!! Numa só época... o nosso CCFC subiu de divisão todas as suas equipas de futebol de onze (11). Estamos todos de parabéns! O Presidente anda radiante. Todos estamos contentes porque valeu a pena, tem valido a pena, o trabalho e projecto que iniciámos à meia-dúzia de anos, atrás. Sim, porque eu não me esqueço de quem tem feito o bem em prol e pelo CCFC e o Senhor Marcos tem sido um Sócio, também Director, colaborador e muito participante na Era Moderna do CCFC. Talvez muitos não saibam  que aquela placa que está inserta no portão de entrada no vistoso campo do Cassapo foi obra do empenhamento e audácia do senhor Marcos. Pois, se não sabiam ficam, agora, a saber! Muitos fundos são angariados nos torneios realizados no Cassapo, para o CCFC, graças à vontade e dinamização do Senhor Marcos que se agarra porfiadamente à venda de rifas. O meu benquisto e querido amigo Marcos Lourenço foi dos colaboradores e trabalhadores que mais esteve presente de alma e coração nas obras da remodelação dos novos balneários do CCFC! Foi igualmente o intermediário da produção dos cachecóis que abundam e são vendidos e oferecidos no clube. Tudo isto e outras coisas mais, sempre com dedicação ao Charneca, este bom amigo tem realizado. Não me esqueço outrossim, caro amigo, da sua enorme devoção aos “Aranhas do CCFC” mesmo depois do seu neto, José Diogo Simões, capitão do plantel, deixar de fazer parte da equipa, por razões óbvias, como muito desgosto seu, como todos nós sabemos, o Senhor Marcos esteve sempre presente com incondicional apoio a este grupo. Que pena o meu companheiro não ter estado connosco, no último desafio com o União Fabril para, em conjunto, festejarmos! Bem, por outro lado... também se safou de umas banhocas... porque o João Alves, o Rafael Pires, o Rodrigo Teixeira, o Vasco Pendão, o André Pedra, o Gonçalo Reis, o Carlos Cardoso e o Diogo Fortunato, entre outros, andavam doidos de felizes a dar banhos de alguidar a toda a gente! Senti imenso a sua falta, neste dia, mas sempre lhe direi também que eu ouvi e rejubilei por si, ao assistir às tais “vozes-de-guerra” do João Ramalho quando gritava para os jogadores, em momentos de aflição: “Vamos, lá... pá!” (Esta frase é para ser lida em voz alta, de som cavo, mas com muita vibração!). Foi deste modo que o Treinador dos Iniciados e a sua equipa técnica de colaboradores levou os Iniciados do CCFC (“Aranhas”) na época 2013-2014, para uma subida de divisão.
     Havemos de recordar estes momentos. Um abraço fraterno, Senhor Marcos, até ao seu regresso, do amigo certo,

Repórter de Ocasião (Luís Rodrigues). 
    





Nota do Autor:
     Era minha intenção terminar a rubrica da “Crónica Ocasional” com a publicação do n.º 100, cujo texto é conhecido dos meus leitores e até porque, nesta temporada futebolística, surgiram as “(R)eportagens (O)riginais” e dei continuidade à secção “O Jornalista SOU EU” depois de outrora ter escrito “Vamos Falar de Futebol...”, “Pontapés-de-Canto”, entre outras diferentes edições. No entanto, não achei conveniente, nem adequado, inserir esta “Carta Aberta” nas rubricas que mantenho presentemente pelo que surgiu o n.º 101 das “Crónicas Ocasionais” numa homenagem muito sincera  ao Senhor Marcos, porque atravessa um momento difícil na sua vida familiar e é um exemplo de dignidade e de quantos se têm esforçado para enaltecer de sobremaneira e indelevelmente o CCFC!
         Segue-se uma reportagem fotográfica, com fotos minhas (RO), de José Pedra, Daniel Reis, Joaquim Café, Xico, entre outros repórteres, -não consigo memorizar todos os autores das fotografias... -que mostram e revelam as actividades do Senhor Marcos na sua inolvidável dedicação ao seu clube do coração –CCFC !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.