PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 18 - A Árvore foi ao Cabeleireiro! »»» Escreveu: Repórter de Ocasião - (RO) (02 de Março de 2014)



“...Quando eu jogava à bola, no Oriental... uma vez marquei um pontapé-de-canto e... perante a passividade da defesa contrária fui lá à grande área... cabeceei e... fiz golo!” (JMS)


Reportagens Originais (18)
A Árvore foi ao Cabeleireiro!
Escreveu: Repórter de Ocasião
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Introdução do Autor:
       A Árvore do Cassapo, embora a muitos possa passar despercebida... é já uma figura mitológica que pertence à novel história do Charneca de Caparica Futebol Clube! Para alguns... não terá piada... (o que é isto de lermos sobre uma árvore a falar?...) Para outros... a Árvore do Cassapo é uma senhora de muito respeito a quem devem muita consideração e devido apreço. Para a grande maioria dos leitores, talvez... as crónicas sobre a Árvore do Cassapo sejam uma fantochada! O que é certo é que a Árvore do Cassapo é uma criação metafórica de minha autoria e como a defendo, com unhas e dentes... e porque outrossim cheguei à conclusão que “ela”  de embófia não tem coisissíma nenhuma... eis que, aproveitando a quadra carnavalesca que atravessamos... dei com a senhora Árvore do Cassapo de visita ao cabeleireiro... facto que me surpreendeu e, quanto a isto... eu nada tenho a ver com os seus falatórios e procedimentos... apenas me limito a narrar e a transcrever o sucedido! Atentem, portanto, os seus pensamentos e opiniões que, quanto a mim... são muito pertinentes. (RO).
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo


  T
rim... Trim... Trim... (9 horas da manhã).
-Uma loja de cabeleireiro em lugar incerto... na Charneca da Caparica.
-Faça favor! Olá! A senhora... por cá!? Há tanto tempo?... entre... entre.
            -A Árvore do Cassapo comedida entrou no estabelecimento e sentou-se na cadeira num modo cómodo e aconchegado. Depois... suspirou descansadamente.
            -Então, senhora Árvore do Cassapo?... Resolveu fazer-nos uma visita?... Há muitos meses que não vinha ao cabeleireiro! –comentou a empregada, surpreendida.
            -Sim. É verdade! –concordou a Árvore do Cassapo.

            -A senhora continua bonita e frondosa com uns galhos bonitos, robustos e espessos e desde que tem lá aquele sintético bonitinho no campo do Cassapo... nunca mais nos visitou!
            -Também é verdade. Mas, desta vez... resolvi visitá-los... porque quero que me ponham ainda mais bonita em relação aquilo que sou!
            -Mas... porquê? Se a senhora está tão agradável e se apresenta cheia de graça!?
            -Ora... porque vêm aí... títulos! Títulos!! Títulos!!! Sabem... o que isso é?...
            -Títulos... de quê? Do tesouro?...
            -Não!!! Títulos de campeões... e subidas de divisão!!! E então eu quero ficar bonita para as festas que se avizinham... E até já falam sobre porco no espeto e outras coisas mais! Os festejos vão ser de arromba... e eu quero estar formosa e elegante para que me tirem fotografias... lindas!
            -Ah... estou a compreender... mas não haverá precipitação nos seus pensamentos? Tantos títulos, assim, de uma assentada... depois de terem passado somente... para aí uns quinze meses após a implementação do sintético no Cassapo??? –disse surpresa a cabeleireira.
            -Não... não... é mesmo verdade! Olhe... Os Juniores já subiram de divisão e falta-lhes apenas um pontinho para serem campeões! Os Seniores passaram à segunda fase da competição com apenas menos um ponto em relação ao 1.º classificado... equipa essa que levou “chapa cinco” no último desafio do campeonato regular! Ai... eu gosto tanto daquele miúdo... do Tiaguito Morais! Tiaguito... uma fava! Um Homenzarrão!!
            -Homenzarrão?... O que é isso?... tem três metros de altura!?
            -Não, não, nada disso... olhe... vá ao “Priberam”!...
            -Lá está a dona Árvore do Cassapo com os seus enigmas!
            -Enigmas? Eu?? Não sou nada disso... Enigmático é o José Beleza, dos Juniores... um homem que nunca olhou para mim!... Acaba os jogos, ganha quase todos... e abala de mansinho para o balneário... que até me arrepia... até parece que nada é com ele! Aquele homem ou vai explodir de alegria no final do campeonato ou... é militar!! –deduziu a Árvore curiosa.
            -Então e nos Seniores?... Não gosta de mais ninguém... além do Tiaguito?...
            -Ai... gosto tanto do Fernando Bento!! Que homem! Sempre sereno, educado, trabalhador e bem disposto! Ai... aqueles cabelos brancos... compridos... estou a vê-los... entrelaçados nos meus ramos e galhos abundantes! Que ternura... que maravilha! Bem... adiante. Arranje-me lá o cabelo como deve de ser... porque, se calhar... vou a Grândola, de passeio, com os Juniores.
            -Pronto, pronto... vamos lá... então... tratar do seu cabelo. Estou a ver que no Charneca vai tudo bem e que corre tudo às mil maravilhas!...
            -Ah! Nada disso, nada disso... Anda tudo maluco e não me deixam dormir sossegada!...
            -Bem... então não percebo?... Está tudo bem... ou não!?
            -Não!
            -Porquê?
            -Olhe... ainda ontem, dia 28 de Fevereiro, fizeram por lá, no Cassapo, uma algazarra até às tantas... que não consegui pregar olho... comparado com aquela vozearia... só no dia em que definitivamente foi homologado o subsídio da Câmara para o arrelvamento do pelado e vi aqueles três... a mijarem às 4 da manhã para dentro do campo!! –confidenciou a Árvore do Cassapo.
            -Ai... Valha-me Deus... o que é que a senhora nos está a contar?...
            -É verdade! Sabem que eu vejo tudo! Parece que o “Canário” fazia anos e estiveram para lá a comer e a beber até depois da meia-noite...!
            -O “Canário” fazia anos?... Então não festejaram o aniversário dos “Canários” no dia 25 de Janeiro?... Até houve “Trinar dos Canários” e Sessão Solene, etc... etc...?
            -Não, nada disso! Isso foram as comemorações do 26.º Aniversário do clube. Desta vez foi o jogador “Canário” que fazia anos... acho que 31... pelo que me apercebi! É Aquele de barbas.
            -Quem?... O Cláudio Soares?... Aquele que quando entra em campo dá logo uma “fruta” no adversário?... –inquiriu para ficar esclarecida a empregada do estabelecimento.
            -Não, não... é o outro “velhinho”... aquele que dá “fruta” nos jogos todos!
            -Pronto, tudo bem... mas, festa é festa! Para se preparar para as festas é que a senhora veio cá para se embelezar, à nossa humilde casa, não é verdade?...
            -Sim, tudo bem. Mas no Charneca, por vezes, não há respeito! Olhe, ainda num outro dia vieram uns tipos do Norte, acho que do jornal “O Jogo” fazer uma entrevista aos Seniores do Charneca e... a mim... ninguém me convidou! Acho que é costume na Direcção combinarem almoços e jantares... só para alguns... mas, com o tempo tudo se vai resolver... penso eu! Nem uma fotografia minha saiu no jornal, no dia seguinte e... os jornalistas também não estiveram muito bem porque um acontecimento futebolístico do nosso Presidente do CCFC, José Manuel Santos, não foi descrito na reportagem e que narrava, mais ou menos, deste modo: (dito pelo JMS)

“...Quando eu jogava à bola, no Oriental... uma vez marquei um pontapé-de-canto e... perante a passividade da defesa contrária fui lá à grande área... cabeceei e... fiz golo!”
            -A sério?? –disse surpreendida e estupefacta a cabeleireira.
            -É tal e qual como lhe estou a contar... –concluiu a Árvore do Cassapo.
            -Bom, antes de lhe arranjar o cabelo... diga-me lá, então... quais são os outros títulos que está à espera que aconteçam no seu clube adorado. –perguntou a trabalhadora.
            -Olhe, quanto a mim... são mais dois! Os Iniciados do Ramalhito também já foram campeões da sua série. O Ramalho é um descendente da minha família é um ramo grande cortado da minha árvore genealógica... não sei se está a ver!... Acredito que também vão subir de divisão... embora a fase final seja bastante competitiva!... Mas... eu acredito. Além disso têm naquele escalão o “Director Exemplar” do CCFC... ai eu gosto tanto dele! Não quero dizer que no Charneca os Directores não sejam todos bons... porque o são! Quem diria que o João Peres, dos Juniores... iria ser campeão! Agora... já pode pedir definitivamente a demissão! E... todos foram muito bem escolhidos... a dedo... até porque não havia mais por onde escolher! E, assim... o Charneca vai ter um ano de sucesso! O “Repórter de Ocasião” estava muito enganado quando escreveu aquela crónica do “Ano 2031” ! Alguém... se lembra?... –comentou saudosa a Árvore.
            -Eu não conheço as crónicas desse repórter! –respondeu a cabeleireira desinteressada.
            -Faz mal, faz mal... –disse a Árvore do Cassapo ironicamente.
            -Bem... mas qual é o outro escalão que também pode ganhar um título este ano?...
            -São os Juvenis! São os Juvenis!! Se quebrarem a “malapata” que têm tido com o Almada e ganharem no Cassapo ao Cova da Piedade apuram-se para a fase final e, aí... também podem subir de divisão!... O sorriso transparente e diáfano do Canhola e o aspecto carrancudo mas ao mesmo tempo carinhoso e melodioso do Carvalhinho mereciam... E estou mesmo a ver que o director Teixeira se ia fartar de chorar... para não falar dos jogadores e aqui quero salientar todos os atletas do futebol de 11 do Charneca! Merecem todos o título de campeões! (Acho que não me enganei a dizer Carvalhinho... pois não!? É que tive um namorado, nos meus tempos de menina e moça... que era um Carvalho belo e bonito mas, ao mesmo tempo, irrequieto e bondoso... e, o Fábio faz-me lembrar o meu Carvalho!) –a Árvore comoveu-se.
            -Ena... são assim tantos? Seniores? Juniores? Juvenis? Iniciados? Todos campeões??? E no futebol de sete... não vão ganhar nada? –questionou a cabeleireira.
            -Sim... são todos eles! Os outros escalões também realizaram bons campeonatos e talvez os Infantis (A) ganhem o torneio complementar... mas... não é por eles que eu venho arranjar o cabelo! Ai... o que é que você me fez lembrar!... Gosto também tanto do Sebastião... Vê-lo empoleirado naquela grua altíssima... a arranjar os candeeiros do campo do Cassapo também me fascinou! Quase o abracei quando passou por mim... no verão passado!...
            -Pronto... dona Árvore. Vamos lá, então, fazer uma “permanente” ao seu cabelo de invejar as árvores mais próximas do Cassapo! Vamos pô-la bonita para a Festa dos Campeões do CCFC!
            -É para isso que eu cá estou! Desculpem as confidências... – a Árvore aconchegou-se na cadeira e a pensar nos êxitos do Charneca de Caparica Futebol Clube adormeceu tranquilamente. Sonhando alto pronunciava serenamente : “Não há nenhuma Árvore... como EU!”.  


Repórter de Ocasião (02 de Março de 2014)

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.